Piracema impede pesca no MT

Com início do período de reprodução, pesca está proibida nos rios do Mato Grosso

Por Fish TV - 10/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Desde o começo de novembro, a pesca ficou proibida em todos os rios do estado do Mato Grosso, com o início da piracema, período de reprodução dos peixes. O fenômeno acontece também nas bacias do Paraguai e da Amazônia. Com isso, a venda de peixes de tanque deve aumentar consideravelmente, suprindo o mercado durante esse período.

Todos os tipos de pesca estão proibidos nos rios de MT até o fim de fevereiro de 2015, inclusive a modalidade pesque e solte. Segundo o superintendente de mudanças climáticas do SEMA, Cláudio Shida, a única forma de pesca permitida é a de subsistência. Ela deve ser feita desembarcada nos barrancos ribeirinhos, respeitando a cota de 3 kg ou de um exemplar, que não pode ser transportado nem comercializado.

Nesta época, as peixarias e restaurantes também precisam se adequar às normas. Para o empresário Lélio Fonseca, é preciso se preparar para o período: "Todo mundo que trabalha com peixe tem que se organizar para na época já ter o pescado para fazer a declaração, e isso é muito melhor pra gente, porque após a piracema, os peixes estão ai nos nossos rios", declara o dono de restaurante.


Fonte: http://globotv.globo.com

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS