Pintado terá pesca proibida a partir do dia 5 de dezembro em todo o Brasil

A espécie foi incluída na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria chamada ‘’vulnerável’’

Por Marcelo Telles - 08/09/2022 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 08/09/2022 as 15:54

Um dos peixes mais apreciados da pesca esportiva terá sua pesca proibida. Como mostrou a Fish TV em junho deste ano, a espécie Pseudoplatystoma corruscans, mais conhecida como Pintado, havia sido adicionada na lista de espécies que estavam em perigo de extinção, por meio de uma portaria do Ministério do Meio Ambiente.


Na ocasião, a reportagem da Fish TV também mostrou que a lista oficial continha diversas outras espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira que possuíam algum risco de extinção.


A reportagem também mostra que o processo avaliativo para que a lista fosse produzida, foi conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), quando avaliou 8.537 espécies de fauna até maio de 2021. A previsão ainda é que este número chegue a 15 mil até o final do ano de 2022.



E nesta semana, de acordo com informações da Agência Brasil, ficou decidido que a pescaria do peixe da espécie Pintado, ou Surubim, passará a ser proibida a partir do quinto dia do mês de dezembro. A espécie é um peixe de couro de grande porte, podendo medir até um metro e meio, e pesar até 50 quilos. Ele é encontrado, normalmente, na bacia do Rio São Francisco e na bacia do Rio da Prata.


De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Pintado foi incluído na lista de espécies ameaçadas porque suas populações foram reduzidas em até 30% no país. A Agência Brasil informou que de acordo com Carla Polaz, analista ambiental do Instituto Chico Mendes, as populações do Pintado foram reduzidas pois é uma espécie de peixe migrador.


Com isso, as barragens acabam interrompendo as suas rotas migratórias, fazendo desta, a principal causa de redução. A proliferação de híbridos e a sobrepesca em algumas localidades também prejudicaram a espécie, segundo a analista.


Para outras espécies como  a Pseudoplatystoma punctifer e a Pseudoplatystoma tigrinum, não houve proibição de pesca, devendo ser respeitadas apenas as legislações vigentes quanto ao defeso e ao tamanho mínimo de captura.




É importante lembrar que o ICMBio sempre elabora estratégias de conservação para combater as principais ameaças de extinção, conhecidos como planos de ação nacional. Hoje, existem 50 planos de ação para toda a fauna do nosso país.


O Instituto Chico Mendes é responsável pela avaliação do risco de extinção da fauna, enquanto o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é o responsável pela avaliação da flora. De acordo com o ICMBio, o Brasil possui cerca de 20% das espécies existentes no mundo.


As espécies constantes nestes planos de ação ficam protegidas de modo integral, incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização.


Para a lista da fauna e da flora, as proibições entraram em vigor na última terça-feira, dia 6 de setembro. Para as espécies de peixes e invertebrados aquáticos, incluindo, obviamente, o Pintado, elas começam a valer a partir do dia 5 de dezembro. A espécie foi incluída na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria chamada ‘’vulnerável’’.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS