Pesquisadores e mergulhadores fazem mapeamento do peixe mero na costa brasileira

Ação contou com ajuda voluntária de mais de 70 mergulhadores recreativos

Por Fish TV - 28/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Pesquisadores através do Programa de Pesquisa Participativa projeto Meros do Brasil, com a colaboração voluntária de mais de 70 mergulhadores recreativos, investigaram a abundância e o uso do habitat do peixe mero ao longo da costa brasileira. Foram relatadas mais de 180 ocorrências da espécie em 13 estados. 

Espécie de peixe mero está criticamente ameaçada de extinção. (Imagem: Reprodução/Luis Pessoa/Revista Mergulho)


Dos principais locais em que foi encontrado peixes da espécie estão os Parques Nacionais Marinhos de Fernando de Noronha e Abrolhos, na Bahia. Nos recifes artificiais do Parque dos Meros, no Paraná, foram registrados vários indivíduos agregados durante anos consecutivos.

De acordo com o estudo publicado pela revista Neotropical Ichthyology, habitats artificiais, como naufrágios, recifes artificiais e píeres influenciam a profundidade em que os meros são encontrados, concluindo que a espécie prefere determinadas estruturas. Os autores sugerem ainda a criação e implementação de áreas marinhas protegidas para a conservação dos meros, especialmente em habitats artificiais, onde se agregam para reprodução. 

Habitats como locais de naufrágios, recifes artificiais e píeres são os preferidos da espécie. (Imagem: Reprodução/ Luis Pessoa/Revista Mergulho)


Participaram da pesquisa as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Coletivo Memórias do Mar, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). O projeto foi financiado pela Petrobrás e Fundação Grupo o Boticário de Proteção à Natureza.

Confira aqui o artigo completo do estudo.


Fonte: Revista Mergulho
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS