Pesquisadores avistam raro exemplar de “Peixe-Mão” na Austrália

Contando com este, só se tem três registros de avistamentos da espécie. Animal parece se locomover usando “mãos”.

Por Marcelo Telles - 31/08/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 31/08/2023 as 17:48

Para nós, que somos apaixonados e estamos sempre acompanhando as notícias a respeito de peixes em águas nacionais e internacionais, escutar a respeito de um exemplar raro e “diferente”, é até comum, não é verdade?


Mas garanto que você nunca tinha visto um peixe que utliza, como meio de locomoção, as mãos!


A espécie de peixe do grupo chamada Pezichthys compressus, recebeu o nome de "peixe-mão de corpo estreito".



Durante uma expedição para determinar de que forma as mudanças climáticas vêm afetando os parques marinhos e a pesca local, pesquisadores do Commonwealth Scientific and Industrial Reserach Organisation, o CSIRO, avistaram o “Peixe-mão”, se locomovendo no fundo das águas da Tasmânia, na Austrália.


Até hoje, só se tem registro de três exemplares iguais a este, que foram captados nos anos de 1986, 1996, e agora em 2023.


Com uma câmera submarina, os pesquisadores, que ficaram muito animados com o achado, conseguiram chegar até uma profundidade de 292 metros.



Agora, como o objetivo inicial da missão era analisar as águas marinhas do sudeste da Austrália, que estão aquecendo mais do que a média global, os cientistas comentam que encontrar o peixe significa um fato importante para a pesquisa.


Afinal, agora, eles poderão comparar o estado atual das águas ao do ano do último avistamento do Peixe-mão, em 1996. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS