Pesqueiros sustentáveis recebem certificação ambiental

Iniciativa que começou em 2013 é da Prefeitura de São Bernardo do Campo e oferece capacitação para oito pesqueiros da cidade.

Por Fish TV - 23/06/2016 em Notícias / Meio Ambiente

Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, o projeto Pesqueiro Sustentável, realizado Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, fará a entrega de placas de certificação ambiental aos oito estabelecimentos participantes do programa que teve início em 2013, com o objetivo impulsionar as atividades econômicas de empreendimentos que utilizam recursos naturais na região dos mananciais localizados no entorno da Represa Billings.

A entrega das placas é a conclusão de mais uma etapa do programa, e atesta a avaliação positiva de critérios pré-estabelecidos que visam melhorias ambientais, econômicas e sociais nos pesqueiros.

Por meio dessa parceria, foram executadas diversas ações, como vistorias e assessoria técnica, instalação de equipamentos para coleta de resíduos, coleta de linhas e apetrechos de pesca, palestras sobre manejo do pesqueiro e dos peixes, vigilância ambiental, legislação ambiental, vistorias técnicas em pesqueiros modelos, coleta e análise da água das lagoas e orientação para tratamento das águas, entre outros. 

Também foram doadas cerca de 300 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica para contribuir na recuperação e enriquecimento florestal das áreas, especialmente as de preservação permanente, que possuem papel fundamental na produção e manutenção da qualidade da água. 

O programa previa também contrapartidas a serem realizadas por parte dos pesqueiros, como a adequação da infraestrutura, melhor organização do espaço, cuidado com a higiene e limpeza nas áreas de pesca e de alimentação, instalação de mais lixeiras; manutenção de equipamentos já instalados; implantação da coleta consciente de linhas, anzóis e boias; reformas em cozinhas e áreas de limpeza de peixe; padronização de quiosques; instalação de placas de cunho ambiental; retirada de entulhos e materiais inservíveis; tratamento da água que é usada para consumo, plantios de árvores.

Os pesqueiros participantes da iniciativa são: Sol Pescarias, Pesqueiro Nabel, Pesqueiro JM, Pousada dos Pescadores, Pesqueiro Tomodati, Pesqueiro Amigos da Natureza, Pesqueiro Takamori`s e Pesqueiro Pedra Branca. O evento de entrega das placas de certificação ambiental ocorre no próximo dia 28, às 10h, no Parque Natural Municipal Estoril - rua Portugal, 1100, Riacho Grande, São Bernardo.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS