Pescadores ajudam a retirar 20 toneladas de lixo do Rio Tietê

O material recolhido tem volume suficiente para encher 20 caminhões

Por Fish TV - 12/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Cerca de 20 toneladas de lixo foram retirados das margens da represa de Barra Bonita, no Rio Tietê, em uma ação do Grupo Ambiental de Botucatu. O projeto contou com a ajuda de cerca de 100 pescadores, e o apoio da prefeitura local e da Polícia Ambiental do estado de São Paulo. O material recolhido foi levado para a Cooperativa de Agentes Ambientais de Botucatu e passa por uma triagem.

O volume reciclável será convertido em renda para os pescadores. (Igor Medeiros/ Prefeitura de Botucatu)


Os pescadores da região usaram barcos e redes para recolher o lixo. O volume reciclável será convertido em renda para os pescadores, que nessa época do ano são proibidos de exercer a atividade por causa da piracema. Uma parte do lixo já rendeu cerca de 30 toneladas de material reciclável. 

Os pescadores da região usaram barcos e redes para recolher o lixo. (Igor Medeiros/ Prefeitura de Botucatu)


Os detritos, na maior parte são de garrafas PET, isopor, plásticos e outros materiais, que podem demorar anos para se decompor. Eles são carregados pela água da chuva para o rio Tietê, e acabam sendo levados até a represa, a 200 km da capital, onde são contidos pela barragem de Barra Bonita.

A coleta do lixo durou 15 dias e pode ser retomada quando ocorrerem chuvas na Região Metropolitana de São Paulo.  As comunidades ribeirinhas são conscientizadas da importância de preservar o rio e têm oferecido apoio à ação de limpeza.


Fonte: Exame.com

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS