Pesca Esportiva é regulamentada em Unidades de Conservação da Natureza no estado do Pará

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na semana passada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade.

Por Marcelo Telles - 03/08/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 03/08/2023 as 14:51

Em uma medida de caráter inédito no estado do Pará, foi regulamentada a prática da pesca esportiva nas chamadas Unidades de Conservação da Natureza.


As Unidades de Conservação da Natureza, ou simplesmente Unidades de Conservação (UC), são áreas naturais que são passíveis de proteção por canta das suas mais diversas características.


Ou seja, os espaços dentro das áreas das UCs, bem como todos os seus recursos naturais, possuem significativas e diferentes populações, habitats e ecossistemas essenciais para a natureza.



Assim, preservando o patrimônio biológico, consegue-se a proteção destas respectivas áreas e de todo o meio ambiente.


Já a medida para a liberação da pesca esportiva nesses locais, foi feita com o intuito de fomentar a economia paraense, aumentando a geração de empregos e trazendo renda para as comunidades ribeirinhas.


Isso sem contar que a prática do pesque e solte nesses locais incentiva a preservação de todo o ambiente aquático das Unidades de Conservação.



A publicação da regulamentação foi feita no Diário Oficial do Estado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade. Os idealizadores e criadores do projeto defendem que as UCs possuem as condições perfeitas para a prática, sem contar todas as riquezas fluviais e marinhas que o estado possui.


Com a pesca esportiva liberada nestes locais, o turismo deve crescer ainda mais na região. Afinal, com o crescimento do pesque e solte, milhares de interessados procuram os melhores locais para a prática, fortalecendo-o ainda mais e reforçando a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade de todas as espécies aquáticas do estado. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS