Pesca de dourado pode ser proibida no Mato Grosso do Sul

O projeto estabelece o prazo de oito anos para a proibição da captura da espécie, sendo permitido somente o pesque e solte

Por Fish TV - 21/12/2016 em Notícias / Meio Ambiente

O dourado mais uma vez está em pauta no Mato Grosso do Sul. O deputado estadual Beto Pereira do PSDB apresentou o projeto de lei que estabelece a proibição com o prazo de oito anos para a captura, embarque, transporte, comercialização, processamento e a industrialização da espécie dourado, nos rios do Estado.

A proposta autoriza apenas a pesca na modalidade de pesque e solte, e ainda prevê pena para quem cometer a infração. O objetivo dessa lei é promover o repovoamento do peixe, que está cada vez mais escasso em função da captura. 

Foto: Divulgação


"A proposição do projeto, além da preservação da espécie, é também despertar a consciência ambiental e demonstrar que a pesca esportiva pode render muitas divisas para um estado que possui duas bacias hidrográficas riquíssimas, o Paraguai e o Paraná", diz o deputado. 

A proposta será analisada em 2017 e será feita uma audiência pública em fevereiro para discutir a implantação da lei, com pescadores amadores e praticantes da modalidade do pesque e solte, policiamento ambiental, órgãos responsáveis e ministério público.  

De acordo com o deputado, a lei não afetará na renda dos pescadores profissionais, já que a espécie é a oitava na lista dos peixes comercializados no mercado. 

Outras cidades do Mato Grosso do sul também estiveram propondo a proibição da pesca de dourado. Como Aquidauana e Anastácio.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS