Período de defeso da piracema no Centro-Oeste do país: confira as regras de cada estado

Defeso já está em vigor na região

Por Joyce Heurich - 25/11/2020 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 11/12/2020 as 15:56

Já está em vigor no Centro-Oeste do país o período de defeso da piracema, época em que a pesca fica proibida devido à reprodução dos peixes. O objetivo é garantir o estoque pesqueiro para a atual e para as futuras gerações. Cada estado possui uma legislação própria e, por isso, as datas e regras do período de defeso podem ser diferentes. Alguns liberam, por exemplo, a prática do pesque e solte mesmo nessa época do ano. Para ajudar você, pescador esportivo, a Fish TV reúne a seguir o que é permitido ou não nos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS). Também tem dicas para quem é empreendedor na área do turismo de pesca e precisa pensar em alternativas de negócio para os meses de piracema.

 

GOIÁS

 

  • Início do período de defeso: 1º de novembro de 2020
  • Término do período de defeso: 28 de fevereiro de 2021
  • Rios: bacias hidrográficas do Araguaia/Tocantins, Paranaíba e São Francisco

 

O governo do estado de Goiás proíbe no período de defeso a pesca amadora, subaquática, ornamental e artesanal (com exceção da pesca de subsistência). Para consumo doméstico, sem fins comerciais, a pesca artesanal é liberada. O pesque e solte também é liberado no período, desde que utilizados anzóis sem fisga e que a soltura seja imediata (o recolhimento e/ou consumo de pescado ficam proibidos durante a piracema).

 

MATO GROSSO

 

  • Início do período de defeso: 1º de outubro de 2020
  • Término do período de defeso: 31 de janeiro de 2021
  • Rios: bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins

 

O governo do estado do Mato Grosso proíbe no período de defeso da piracema a pesca amadora, que inclui a esportiva, e a pesca profissional. A pesca de subsistência (desembarcada, sem fins comerciais e com cota diária) é a única liberada durante a piracema.

 

MATO GROSSO DO SUL

 

  • Início do período de defeso: 5 de novembro de 2020
  • Término do período de defeso: 28 de fevereiro de 2021
  • Rios: bacias hidrográficas do Paraná e Paraguai

 

O governo do estado do Mato Grosso do Sul proíbe no período de defeso a pesca amadora, que inclui a esportiva, e a pesca profissional, que inclui a artesanal. Para consumo doméstico, sem fins comerciais, a pesca artesanal (de subsistência) é liberada. O MS também autoriza o pesque e solte no Rio Paraguai a partir do dia 1º de fevereiro de 2021, mesmo antes do término do período de defeso. A liberação de forma antecipada é possível, segundo o governo estadual, porque no mês de fevereiro os peixes migradores que precisam subir o rio para desovar já deixaram o Rio Paraguai. 

 

 

Ecoturismo como alternativa

 

Quem trabalha com turismo de pesca esportiva no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que proíbem o pesque e solte por pelo menos três meses, precisa ser criativo e se reinventar durante a piracema. Foi o que fez Gustavo Degani, proprietário da Reserva do Pantanal Pousada, que fica em Barão de Melgaço (MT), a 150 km de Cuiabá. Desde o fim do ano passado, ele começou a se dedicar a um novo nicho: o do ecoturismo. “A  ideia surgiu para faturar um pouco no período de piracema, para não ficar sem receber nada. A gente está numa das regiões mais bonitas do Brasil”, lembra Gustavo.

 

Acostumado a receber grandes grupos de pescadores esportivos, o empresário está adaptando o negócio para atender também um público diferente, formado predominantemente por casais e famílias. A novidade mereceu uma marca exclusiva - Eco Xperience. No roteiro, banho de rio, passeios de lancha guiados para conhecer a biodiversidade do Pantanal, almoço pantaneiro, luau com fogueira e música ao vivo, e focagem noturna de barco. 

 

A operação começará oficialmente somente a partir de outubro de 2021, mas o empresário aproveitou o feriado nacional em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, no mês de outubro, para fazer um teste. “Trabalhei no feriado do Dia das Crianças quatro noites e três dias. Fizemos o primeiro pacote do ecoturismo. A operação foi muito legal, a gente teve um feedback muito positivo, o pessoal gostou muito”, conta Gustavo.

 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS