Peixe brasileiro na Irlanda? Exemplar de Pacu é encontrado em lago perto de Dublin

Intrigando cientistas de diversas regiões, a presença do peixe em questão, que já foi encontrado sem vida, ainda não teve uma causa descoberta.

Por Marcelo Telles - 28/02/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 28/02/2024 as 14:01

Imagine estar pescando às margens do Lago Garadice, a aproximadamente 140 quilômetros de Dublin, capital da Irlanda, e encontrar um exemplar de um peixe amazônico?


Pois é, aconteceu com o pescador e empresário europeu Steve Clinch, no último final de semana. Ao ir pescar no lago citado, no condado de Leitrim, Steve percebeu a presença de um peixe diferente dos que já conhecia pela região.


Ao se aproximar, o pescador notou que o animal já estava sem vida, mas fez registros, publicou em suas redes e relatou às autoridades irlandesas.


O exemplar era um pequeno Pacu, de aproximadamente 2kg, originário da Amazônia, muito presente em rios brasileiros conhecidos, como o Rio Paraná e o Amazonas, por exemplo.


Pacu foi encontrado sem vida às margens do lago. Foto: Reprodução / Steve Clinch. 


O empresário não faz ideia de como o peixe foi parar no Lago Garadice e a história já viralizou rapidamente no mundo das redes sociais. De acordo com a rede BBC, Steve comentou que tem a impressão de que o peixe foi colocado ainda vivo no local, morrendo algum tempo depois.


Segundo relatos dos institutos responsáveis, o mais provável, por enquanto, é que o peixe tenha sido libertado de um tanque particular, já que não foram encontrados outros exemplares no local, anulando possíveis populações da espécie.


Pescador que encontrou o peixe brasileiro. Foto: Reprodução / BBC. 


O Inland Fisheries Ireland, órgão responsável pelo manejo de pescados de água doce irlandeses, que busca proteger, gerenciar e conservar os recursos de pesca no interior a Irlanda, recolheu o exemplar e o refrigerou em laboratório, para futuros exames.


O caso, que intrigou os órgãos de gestão ambiental, também chamou a atenção da política irlandesa. Afinal, o país possui leis bem sérias a respeito de peixes não nativos, controlando as espécies exóticas para proteger os ecossistemas do país, já que uma possível invasão pode causar diversos desequilíbrios ecológicos.


Um peixe exótico, por exemplo, pode competir com as espécies nativas por abrigo e alimentos, causando a redução do número de exemplares no local.


Já no Brasil, o Ibama declarou que não foi encontrado nenhum registro de exportação de peixes brasileiros para a Irlanda no último ano.


O caso segue sob investigação. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS