Papagaio de peito roxo está ameaçado

Estudo estima que exista apenas 3 mil indivíduos em todo o mundo

Por Fish TV - 29/05/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Um estudo realizado no Brasil, na Argentina e no Paraguai descobriu que o papagaio de peito roxo está sob séria ameaça. Seu território foi reduzido e existem apenas cerca de 3.000 espécimes em todo o mundo. O Amazona vinacea só pode ser encontrado na Mata Atlântica brasileira, na região sudeste do Paraguai e na região de Missões, no nordeste da Argentina.

Investigadores estimam que há 10 anos a população de papagaios era de cerca de 10 mil indivíduos. (Imagem: Reprodução)


Segundo comunicado divulgado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, dos aproximadamente 3 mil indivíduos em todo o mundo, cerca de 91% está no Brasil, com 2.857. Na Argentina há 143 e no Paraguai 133. No Brasil, restam apenas 8% do território original do papagaio de peito roxo. Santa Catarina é o estado com maior número de exemplares.

Desde 2012 o papagaio é listado "em perigo" pela IUCN , mas "ainda não havia informações confiáveis sobre o real tamanho da população atual nem de sua exata distribuição", ressaltou a nota. A população é 25% menor do que o esperado, alertou.

(Imagem: Vanessa Kanaan/Espaço Silvestre/G1)


A partir de agora, ações como campanhas contra a comercialização dos papagaios e a instalação de "caixas-ninho" na selva serão promovidas para expandir as possibilidades de reprodução.

O projeto também envolveu a Universidade de São Paulo, a Universidade de Passo Fundo, o Instituto Chico Mendes, a ONG Guyra Paraguay, a Associação Ornitológica do Prata e o Projeto Pinho Paraná, na Argentina, entre outros.


Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS