Painel SC: Quebrando a Rota da truta

A cidade de Painel em Santa Catarina revoga lei que regulamenta prática do pesque e solte e período de defeso nos rios do município

Por Fish TV - 19/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

A prefeitura de Painel revogou a lei Nº 316/2012 de 4 de junho de 2012, que regulamenta a pesca de fly na modalidade pesque e solte, e o período de defeso da truta arco-íris no município. Em contato, a atual administração, justificou dizendo que a lei foi revogada para trazê-la futuramente com melhorias. 

Imagem: Reprodução/Fish TV


Questionado em relação aos detalhes das melhorias a serem incluídas, e prazos para a publicação da lei, o secretário de Esporte e Turismo de Painel, José Francisco Brito de Liz, não respondeu aos contatos realizados. 

A comunidade brasileira de pescadores com mosca entrou em contato com a Fish TV, lamentando esta decisão da atual administração. O presidente da Associação Brasileira de Pesca com Mosca, Rogério Batista lamentou o fato de a cidade estar na contramão da rota da preservação, onde municípios vizinhos levantam a bandeira do pesque e solte.

Segundo ele "Os pescadores visitam, voltam, investem na cidade, pescam, consomem em pousadas, restaurantes e mercados, fazendo a propaganda da cidade e deixando o peixe em seu habitat, assim preservando a truta arco-íris na região".

Ao pedirmos opinião a alguns municípios vizinhos, a cidade de Urubici, que também faz parte da rota da truta e vem se destacando no cenário da pesca esportiva na região, se manifestou através do secretário de Indústria Comércio e Turismo de Urubici, Paulo Cesar Nunes, que declarou que a cidade de Painel está retrocedendo no desenvolvimento do turismo local. 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS