ONU lança site especial e desafio para Dia Mundial do Meio Ambiente

O tema deste ano é poluição do ar, considerado problema evitável

Por Alison Mota - 24/05/2019 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 29/05/2019 as 17:42

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que busca conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dos recursos naturais. Atenta a data, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um site especial com diversos conteúdos ambientais, tendo como temática deste ano “poluição do ar”. Além disso, foi lançado o Desafio da Máscara nas redes sociais, pensado para chamar a atenção de líderes mundiais para o problema.

A ONU busca explorar o tema como um problema evitável, desde que sejam feitas ações imediatas e urgentes. No novo site, estão disponíveis diversas informações sobre a temática desta edição, falando sobre o país anfitrião deste ano, que é a China, contando com linha do tempo com a história do Dia Mundial do Meio Ambiente, reunindo reportagens e publicações, e também dados sobre a poluição do ar.

O site não conta apenas com informações, mas também disponibiliza soluções e guias práticos para solucionar a poluição do ar. Assim, cidades, governos, escolas, universidade, empresas e pessoas podem escolher a forma de executar as ações para melhorar a qualidade do ar. Com um mapa interativo, o site possibilita registrar eventos que estejam acontecendo em tempo real. Através dessa iniciativa, a ONU busca unir esforços, conectando todas as partes interessadas em prol da mesma causa, não importando o tamanho da ação que está sendo realizada naquele momento, desde que seja dentro do tema.

Vista de São Paulo. Foto: Wikimedia (CC)/Alexandre Giesbrecht

Desafio nas redes sociais

O Desafio da Máscara é uma iniciativa criada para uma grande ação nas redes sociais. As pessoas são desafiadas a publicar uma foto ou vídeo cobrindo o rosto e a boca, para pedir aos governos e líderes mundiais ações que busquem melhorar a qualidade do ar. Na ação, é válido utilizar máscaras de ar, lenços, ou mesmo expressões que remetam à poluição do ar.

O desafio contará com duas etapas. De hoje, 24 de maio, até 4 de junho, os usuários das redes sociais são convidados a tirar a foto, como descrita acima, marcando três organizações, pessoas ou empresas a fazerem a mesma ação. No dia 5 de junho, as mesmas pessoas devem publicar vídeo ou foto assumindo o compromisso, utilizando as hashtags #CombataAPoluiçãoDoAr e #DiaMundialDoMeioAmbiente, marcando a ONU Meio Ambiente na rede que estiver utilizando. 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS