Nova espécie de peixe é descoberta no Pará

Espécie Scobinancistrus raonii recebe nome em homenagem a cacique que luta pela preservação da Amazônia.

Por Marcelo Telles - 28/11/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 28/11/2023 as 15:52

Pesquisadores e estudiosos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e com pesquisadores da Universidade Federal do Pará, descobriram uma nova espécie de peixe no estado.


Trata-se do Scobinancistrus raonii, como fora batizado: pequeno peixe, de até 17 centímetros, com cores verde-oliva e manchas redondas amarelas.



Peixe descoberto possui características marcantes. (Foto: Mark Sabaj).


Os cientistas chegaram à conclusão após analisar, precisamente, diversos exemplares da espécie, levando em consideração inúmeros fatores para que o veredito fosse tomado.


Dentre eles, estão: o tom de cor, formato das manchas do corpo do peixe, sua boca e dentes, além das demais estruturas corporais dos exemplares. A descoberta foi publicada na revista cientifica Neotropical Ichthyology.


Peixe descoberto estaria vivendo em área afetada pro represa paraense. (Foto: Leandro Sousa).


Outro fator importante analisado na descoberta tem relação com o local em que vivem esses peixes. Para os pesquisadores, tanto os Scobinancistrus raonii, quanto prováveis outras espécies, podem estar vivendo em uma região que foi afetada pela construção de barragem no local, na cidade de Altamira-PA.


A Usina Hidrelétrica de Belo Monte produz, em média, 4.571MW por mês e é a quarta maior hidrelétrica do planeta.


As informações suficientes para chegar às conclusões dos cientistas foram coletadas em  diferentes expedições para o rio Xingu, um dos mais importantes do país, muito conhecido, inclusive, pela prática do pesque e solte.


O nome científico do peixe foi escolhido como uma forma de homenagem ao cacique dos caiapós.


Cacique Raoni Metuktire foi contra a construção da barragem que afetou área em que o peixe habita. (Foto: National Geographic).


O líder Raoni Metuktire é um ativista indígena bem conhecido, principalmente no que se refere à sua luta para preservar a Amazônia.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS