Natureza do país não está protegida, dizem brasileiros

56% dos entrevistados pelo Ibope alegam insatisfação com áreas verdes

Por Fish TV - 26/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

De acordo com o estudo encomendado pela organização WWF-Brasil, 82% dos brasileiros acreditam que a natureza do Brasil não está protegida adequadamente, e 56% dos entrevistados se dizem insatisfeitos com as áreas verdes das grandes cidades. A pesquisa apontou que a maior taxa de insatisfação é do Sudeste, com 62%. Os dados foram divulgados na terça-feira, 18, em Sydney, na Austrália, no Congresso Mundial de Parques.

Duas mil pessoas foram ouvidas pelo Ibope na segunda quinzena de outubro de 2014 em todas as regiões do país. O estudo tem como objetivo entender como o brasileiro se relaciona com as unidades de conservação, entre parques, reservas e outras áreas protegidas.

Segundo a pesquisa, grande parte do público já ouviu falar de áreas protegidas, e 55% dos participantes alega que as áreas verdes ajudam na proteção das nascentes e rios. Outros 65% acreditam que a diversidade de plantas e animais fica mais protegida com a manutenção das florestas, independente de onde elas estiverem.

27% dos entrevistados acreditam que o desmatamento é uma das principais ameaças à natureza. Em segundo a poluição das águas, com 26%. A caça e pesca predatória são motivo de preocupação para 19%.


Aproximação do público
De acordo com a secretária-geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, o estudo mostra a preocupação com o tema, além de aproximar da realidade da população urbana a questão de que as "áreas protegidas não estão somente na Amazônia".

"Tem gente que enxerga natureza como aquilo que é distante. Seria melhor que as pessoas que estão na cidade percebessem que um impacto (negativo) nas áreas de conservação acarretam em danos ao rio e, consequentemente, impactam o seu carrinho de compras (do supermercado)", explica a secretária-geral, e complementa que "ainda há muito a se fazer para que essa percepção mude."

Com os resultados, os representantes da ONG querem chamar a atenção dos governantes para cobrar mais medidas protetivas às áreas verdes.

Hoje em dia, o país tem 320 unidades de conservação federal, espalhadas por todas as regiões do Brasil, representando 759.375 km² do território brasileiro protegidos por lei. Cerca de 10% do país está preservado sob o título de unidade de conservação, somando as unidades estaduais e municipais.


Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS