Mutirão de limpeza da Lagoa de Juturnaíba, no estado do Rio, acontece neste sábado

Ação é realizada pela Associação de Pescadores do local desde 2005. Saída será da própria Lagoa de Juturnaíba, às 8h.

Por Marcelo Telles - 28/06/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 28/06/2023 as 19:21

No próximo sábado, dia primeiro de julho, vai acontecer um mutirão de limpeza na Lagoa de Juturnaíba, interior do estado do Rio de Janeiro. A lagoa fica situada entre os municípios de Araruama e Silva Jardim.


A atividade tem como objetivo remover o lixo do local e educar a população sobre a importância da preservação da lagoa, que é a verdadeira paixão de diversos pescadores esportivos da região.



A ação acontece desde o ano de 2005 e é uma iniciativa da Associação de Pescadores. Em entrevista à Fish TV, a presidente da Associação, Jurema da Conceição, comentou sobre o mutirão e a importância que o evento tem para a lagoa.


De acordo com a presidente, o projeto é de compensação ambiental e é feito de dois em dois anos. A ideia é retirar o máximo de lixos e impurezas ao entorno do reservatório. A lagoa é de água doce, com uma temperatura agradável, além de uma beleza sem igual.



Conversamos também com o pescador esportivo e apaixonado pela Lagoa de Juturnaíba, Alexandre Grego. Para ele, existe uma preocupação forte em cima da lagoa.


Com exemplos próximos, como a Baía de Guanabara, que sofre com a poluição, é preciso realizar ações como essa para impedir que a Lagoa de Juturnaíba tome o mesmo caminho.



Isso sem falar que a lagoa pega uma parte da reserva de Poço das Antas, área de proteção permanente, que fica às margens da lagoa. No local, é possível encontrar animais como Capivaras, Antas, Jacarés e pássaros ameaçados de extinção.


Ainda sobre a pesca esportiva, peixes como Tucunarés, Robalos, Traíras, Bagres, Piáus, Piabanhas, Sairus, Cascudos e muitos outros podem ser pescados no local.


Então, se prepare e entre nessa para ajudar a Lagoa de Juturnaíba!


A saída será no dia primeiro de julho, próximo sábado, às 8h.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS