Morte natural ou zoocídio? Considerada maior sucuri do mundo é encontrada morta em Bonito, MS

Nomeada de Ana Julia (ou vovozona), a considerada maior sucuri do mundo foi encontrada sem vida, e documentarista afirma que animal foi morto a tiros. Estado ainda não confirmou a causa da morte.

Por Marcelo Telles - 26/03/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 26/03/2024 as 11:13

De acordo com estudiosos da região sul-mato-grossense, a considerada maior sucuri do mundo, conhecida por vovozona, Ana Julia, ou ainda Rainha do Formoso, foi encontrada morta às margens do Rio Formoso, em Bonito-MS.


A sucuri-verde (Eunectes murinus) era fêmea, tendo entre 6 e 7 metros de comprimento, e era apontado como o maior exemplar que se tinha conhecimento dessa espécie, em todo o planeta.


Ana Julia ficou conhecida por aparecer em diversos documentários famosos e em páginas de notícias, pelo seu tamanho e suas características marcantes.


Ana Julia já foi registrada inúmeras vezes no local. Foto: Reprodução / Instagram. 


No último domingo, o fotógrafo Cristian Dimitrius publicou em suas redes sociais a imagem da sucuri morta, demonstrando total tristeza e revolta para com o acontecido. De acordo com Dimitrius, Ana Julia foi encontrada com marca de tiros na cabeça, o que seria a causa de sua morte.


“Revoltante! Muito Revoltante! Como muitos sabem, há quase 20 anos filmo sucuris na região de Bonito-MS. Nos últimos anos, estes encontros se intensificaram a ponto de reconhecermos e até darmos nome à algumas fêmeas. Uma delas, batizamos de Ana Julia, há cerca de 10 anos, quando estava gravando para a BBC. De lá pra cá, encontrava essa fêmea, de aproximadamente 6,5 metros, todos os anos. Chegamos até a entender um pouco o seu padrão de comportamento. Filmei ela acasalando duas vezes, e ela ficou bem famosa em uma postagem recente sobre uma nova espécie de sucuri descoberta na Amazônia, mas filmada em Bonito. Ano passado fiz belas imagens dessa linda sucuri para dois documentários que ainda vão sair. Infelizmente, hoje recebi a notícia de que ela foi morta a tiros e que seu corpo foi encontrado boiando no Rio Formoso. Que tristeza, que raiva! Quem teria feito um absurdo desses? Sinto que perdi uma amiga, um membro da família, um ser especial na qual passei muitos momentos especiais juntos. Só digo que isso não vai ficar assim, vamos investigar e ir atrás dessa pessoa. Ela terá que prestar contas à justiça!”, comentou Cristian, em suas redes sociais.


Animal morto tinha quase 7 metros. Foto: Reprodução / Instagram. 


Porém, ainda não há confirmações oficiais a respeito da causa de sua morte. De acordo com uma nota emitida pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul, durante os procedimentos padrões iniciais, não foram encontradas as marcas de tiros descritas.


“A PMA (Polícia Militar Ambiental) deslocou uma equipe nesta segunda-feira (25) para averiguar a morte de uma sucuri, encontrada sem vida às margens do Rio Formoso, em Bonito, no domingo (24). Durante levantamentos iniciais no animal, os agentes não localizaram perfurações ou indícios de que a cobra tenha sido morta a tiros. Após ser periciada, a sucuri será trazida para Campo Grande, onde passará por um processo de embalsamamento, metodologia que preserva a aparência e características do animal. Posteriormente ela integrará o acervo de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental e fará parte das exposições que nós realizamos”, diz nota divulgada pela Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul.


Vovozona era muito conhecida na região de Bonito-MS. Foto: Reprodução / Instagram. 


Agora, como dito, continuando o processo, uma perícia será realizada no corpo do animal. Ainda de acordo com o governo estadual, o delegado titular de Bonito-MS, Pedro Ramalho, comentou que se for comprovada que a morte foi causada pelo ser humano, o responsável irá responder por crime contra a fauna, podendo ser condenado de seis meses até um ano de prisão, além de multa de R$500 mil.


Porém, inicialmente, como não foram encontradas marcas de tiro, segundo o governo do estado, ainda existe a possibilidade de sua morte ter sido natural, já que é bem provável que o animal tivesse uma idade avançada.


A causa da morte do animal ainda está sendo investigada. Foto: Reprodução / Instagram. 


O guia ambiental Vilmar Teixeira, conhecido na região como “o pai das sucuris de Bonito”, que era um dos responsáveis por ter deixado o animal conhecido nas redes sociais, disse estar de luto e demasiadamente entristecido.


Nas redes, algumas pessoas estão se perguntando se o cadáver encontrado não seria da “mãezona”, uma sucuri um pouco menor, ou ainda da “tiazona”, um terceiro exemplar que vive perto do local.


Porém, tanto Vilmar, quanto Dimitrius, dizem que confirmam que o exemplar é a “vovozona”, pelas suas manchas corporais, que funcionam como um tipo de impressão digital.


O caso ainda está sendo investigado pelas autoridades. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS