Mais de 250 servidores serão nomeados ao Ibama para auxiliar nas questões ambientais

Atendendo a pedido do Ministério do Meio Ambiente, decreto foi publicado nesta semana. Foco serão as demandas relacionadas ao meio ambiente do nosso país.

Por Marcelo Telles - 16/08/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 16/08/2023 as 16:31

Ontem, terça-feira, dia 15 de agosto de 2023, foi publicado, no Diário Oficial da União, o decreto que autoriza a contratação de 257 servidores junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama.


De acordo com dados levantados pela Agência Brasil, os candidatos aprovados no concurso, realizado no início do ano passado, se dividirão em três cargos diferentes.


Dentre o número de servidores citado, 24 profissionais irão trabalhar, diretamente, na parte administrativa do Ibama, como analistas. Outras 100 vagas também estão destinadas aos analistas ambientais, além de 133 técnicos de meio ambiente.



A publicação do decreto foi um pedido do próprio Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, que afirmou que os profissionais poderão trabalhar focados na melhoria da qualidade dos trabalhos do Instituto, auxiliando no desafio de zerar o desmatamento ilegal.


Dentre os trabalhos a serem realizados pelos 257 concursados, estão: ações de proteção ambiental, articulação e desenvolvimento de políticas de gestão do meio ambiente, bem como atribuições relacionadas à concessão de licenças ambientais.


O Ibama, atualmente, está com cerca de 700 profissionais trabalhando, diariamente. Esse quadro, porém, já foi de 1.700 trabalhadores.


Com a chegada dos novos servidores, o Instituto estará ainda mais forte para enfrentar as questões ambientais do nosso país.



O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis é um orgão que realiza o licenciamento ambiental e fiscalização de acoes que prejudicam o meio ambiente do país.


Apresentando o poder de Polícia Ambiental, o Ibama está autorizado a aplicar multas em situações de descumprimento das leis do meio ambiente.


O Instituto possui como lema, a luta pelo desenvolvimento sustentável pelo bem da preservação da natureza nacional.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS