LIVRO SOBRE VIDA MARINHA PAULISTA REPERCUTE NO ESTADO

Publicação foi criada para conscientizar sobre espécies de recife rochoso

Por Fish TV - 06/02/2018 em Notícias / Meio Ambiente

Um projeto de doutorado que se tornou um livro. Assim nasceu a publicação "Peixes de Recife Rochoso: Estação Ecológica de Tupinambás", que hoje circula por escolas e unidades de preservação ambiental. Lançado em outubro de 2017, o livro tem como objetivo divulgar a importância das áreas marinhas protegidas para a manutenção da diversidade de espécies de peixes, incentivando a criação de outras unidades de conservação. Você pode fazer o download gratuito clicando aqui. Os nomes responsáveis pela edição são Fernanda Rolim, Pedro Rodrigues e Otto Gadig. 

FOTO: Divulgação



A equipe de jornalismo da Fish TV conversou com Fernanda sobre a iniciativa. Veja trechos da entrevista:  

Fish TV - Como nasceu esse projeto?
Fernanda - Quando pensei no meu projeto de doutorado, já surgiu a ideia de fazer pelo menos algum folhetinho simples, com as principais espécies de peixes que encontramos nessa área marinha protegida, para divulgar o papel que ela desempenha na manutenção da diversidade de peixes. Para que se tenha uma conservação marinha mais efetiva, a participação da sociedade é extremamente importante. Por isso queríamos divulgar o projeto, justamente com esse objetivo de sensibilizar as comunidades e tentar fazê-las entender que aquilo faz parte da vida delas. Diante da quantidade de imagens que conseguimos reunir para esse pequeno folhetinho, resolvemos tentar transformá-lo em um livro. E assim, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e do Instituto Biopesca, conseguimos imprimir e distribuir gratuitamente em escolas da região e equipes de gestão de unidades de conservação.

Fish TV - Foi proposital o uso de uma linguagem acessível ao invés de transformar os estudos em uma publicação acadêmica?
Fernanda - Sim, foi proposital. Queríamos uma linguagem bastante acessível para divulgar a importância das áreas marinhas protegidas em escolas e sindicatos de pesca.

Fish TV- Como tem sido recebida pelo público essa publicação? 
Fernanda - Me surpreendeu bastante o alcance que o livro teve. Muitos pesquisadores da área vieram falar conosco nos parabenizando da iniciativa. E nas escolas, nem se fale. As crianças, adolescentes e principalmente os professores gostavam muito do material e manifestavam interesse em usar em sala de aula. 

Fish TV - Existem planos de dar continuidade nesse material e desenvolver novos livros?
Fernanda - Seria legal fazermos uma segunda edição para colocar em livrarias, pois muitas pessoas manifestaram interesse em comprar. Como nossa tiragem é limitada, pois tivemos patrocínio, seria bacana fazer uma edição para vender e aumentar a tiragem. Mas isso é um plano bem para frente ainda. Teríamos que adicionar e mudar algumas fotos.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS