Liberada a navegação de barcos de esporte na Área de Proteção Ambiental do Anhatomirim

As embarcações poderão navegar com velocidade controlada na região, localizada em Santa Catarina

Por Fish TV - 15/04/2016 em Notícias / Meio Ambiente


Depois de várias reuniões envolvendo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), poder público e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), ficou decidido que a região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Anhatomirim, em Governador Celso Ramos, em Santa Catarina, agora pode ser navegada por embarcações de esporte recreio, com restrição de velocidade. 

Segundo Marcos César da Silva, chefe da APA do Anhatomirim, a restrição acontece porque essa área serve de habitat para o golfinho-cinza (Sotalia guianensis), uma espécie ameaçada de extinção e extremamente sensível a distúrbios. "O grupo que reside nas águas de Governador Celso Ramos é a mais austral de sua espécie e possui apenas cerca de 50 indivíduos", explica.

Criada em 1992 para proteger a população do boto cinza (Sotalia guianensis), a restrição impedia a navegação da maioria das lanchas na região. "Agora ficou acertado que a proibição fica restrita à área denominada Zona de Proteção dos Botos (ZPB) e às Zonas de Proteção dos Estoques Pesqueiros (ZPEP), contíguas à ZPB", explica Leandro `Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar. 
    
No novo acordo poderão navegar embarcações com velocidade controlada. Para embarcações que ficam guardadas em residências localizadas na orla ou nos bairros que compreendem a ZPB será permitido apenas o trânsito local para entrada e saída. Essas embarcações locais serão cadastradas pelo ICMBio nos próximos meses.
 
    
Fonte da matéria: www.palavracom.com.br 

Foto: internet
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS