Lançado sistema nacional de informações sobre resíduos sólidos

Sistema foi finalizado a custo zero

Por Alison Mota - 03/07/2019 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 03/07/2019 as 17:49

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, lançou na sede de seu ministério o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), que tem por objetivo subsidiar estados e municípios, e o DF, na gestão ambiental adequada dos resíduos sólidos urbanos, em evento que aconteceu na última semana.

O novo sistema estava previsto na Lei Nº 12.305/10, que define a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo parte das metas previstas no Programa Lixão Zero, lançado no âmbito da agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana.

Além do ministro Salles, na mesa de abertura estavam Ana Mélia Lemos, secretária extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do RS, o secretário de Qualidade Ambiental, André França, o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, Carlos Gomes, e Luiz Gonzaga, presidente executivo da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre).

De acordo com o secretário França, “a elaboração do SINIR só foi possível graças ao apoio da Abetre, que conseguiu, junto com técnicos do MMA, produzir o sistema em 131 dias”, afirma. “Tudo isso a custo zero”, celebra.

Função – O SINIR atuará sob a coordenação do Ministério do Meio Ambiente e deverá coletar dados referentes aos serviços públicos e privados de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, permitindo o monitoramento, a avaliação da eficiência da gestão, a fiscalização e o gerenciamento dos resíduos sólidos, inclusive dos sistemas de logística reversa.

O Sistema vai acompanhar as metas determinadas nos planos e a informação à sociedade sobre as atividades da Política Nacional.

Cabe aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios abastecer o sistema com dados sobre planejamento e execução da gestão de resíduos sólidos, também sobre a realidade da coleta e geração desses resíduos.

Anualmente, os gestores terão até 30 de abril para apresentar as informações do ano anterior no SINIR.

Conforme o ministro Ricardo Salles, “Trata-se de um passo importante para produzir informações que possibilitem a elaboração de políticas públicas para a gestão de resíduos sólidos”, assegura. “Por outro lado é necessário atrair o setor privado para ajudar nos investimentos necessários, sem os quais, os municípios não terão como fazer a gestão de seus resíduos”, completa.

Passo seguinte – Outros cadastros deverão ser integrados ao SINIR, entre eles o Sistema Declaratório Anual de Resíduos Sólidos, que será completado e atualizado pelas indústrias, sinalizando a procedência, transporte e destino final dos resíduos; o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos (CNORP/Ibama), o Cadastro Técnico Federal (CTF/Ibama) e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Para conhecer mais sobre o novo sistema, acesse o site do SINIR no portal do MMA.

Fonte: Ascom MMA

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS