Investimentos em Parcerias Público-Privada de meio ambiente podem passar de 70 bilhões de reais

Com mais de 200 iniciativas de parcerias, concessões de florestas naturais, parques e praças urbanas podem contar com alto valor aplicado.

Por Marcelo Telles - 03/08/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 03/08/2023 as 14:07

Através das chamadas PPP, as Parcerias Público-Privada, o setor de meio ambiente nacional pode receber um investimento de cerca de 72 bilhões de reais. O projeto abrange a concessão de florestas naturais, além de praças e parques do meio urbano.


O investimento iria para as mais de 200 Parcerias Público-Privada que existem no nosso país, de acordo com os números calculados pelo índice iRadarPPP, criado pela consultoria Radar PPP, que monitora quase cinco mil projetos por dia no Brasil.



De 203 iniciativas dentro do setor, 40 ja possuem contrato, 48 estão paradas, 34 foram canceladas e 8 já se encerraram, além de 73 em fase de licitação. Se contarmos, apenas, as PPP que já estão com contrato assinado, o investimento passa de 2 bilhões de reais.


Esse número total, de 72 bilhões de possível investimento, é obtido somando todos os valores das Parcerias, além das concessões contratuais e demais iniciativas que estão sendo desenvolvidas, em municípios, estados, empresas públicas e na União.


No mês passado, o índice mostrou que o valor de 430 milhões de reais está previsto para investimento em operações florestais e na cadeia da restauração, em todo o território nacional, tendo prazo de 35 anos de contrato. Essas propostas estão previstas para serem entregas ainda este ano.



De acordo com especialistas na área, o segmento deve crescer muito, principalmente com o grande apoio de entidades como o BNDES em projetos florestais e de proteção ao meio ambiente.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS