INVESTIGAÇÃO: Comercialização ilegal de Tucunaré-açu em Manaus

Imagem que circula nas redes sociais mostra diversos exemplares da espécie sendo comercializados, o que é proibido, além de ir totalmente contra tudo que defendemos.

Por Marcelo Telles - 25/01/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 26/01/2024 as 09:01

Em Manaus, capital do Amazonas, está sendo investigada uma denúncia a respeito da comercialização ilegal do peixe da espécie Tucunaré (Cichla Temensis) em uma grande feira, no centro da cidade. A denúncia, por sua vez, partiu do pescador esportivo profissional Salomão Rossy, também conhecido como Nativo.


Salomão foi até a Feira Manaus Moderna, no último dia 22, segunda-feira, e registrou em vídeos e fotos, diversos exemplares da espécie amontoados, a maioria matrizes, em período de reprodução, sendo vendidos no local.


A comercialização da espécie, porém, é proibida no estado do Amazonas, podendo caracterizar em crime ambiental. Isso sem contar que vai contra todos os ideais do pesque e solte, trazendo prejuízos significativos para todos que lutam pela preservação do meio ambiente.


Comercialização de Tucunaré é vista em diversos mercados há tempos. Foto: Reprodução / Shutterstock. 


De acordo com o Portal Você Online, agentes da Polícia Ambiental e da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal de Manaus, já estão investigando o caso denunciado.


O fato em questão tem causado muita revolta nas redes sociais, por exemplo, em perfis de ativistas que defendem a pesca esportiva. Para quem faz parte dessa luta, ver uma cena como essa significa derrota, em todos os aspectos. Por isso, nossa equipe foi conversar com Salomão, pescador que fez a denúncia inicial, para entender melhor sobre o caso.


Salomão (@salomaorossy), que pesca desde pequeno no Amazonas, também é músico, cantor e compositor, e até já apresentou um antigo programa na Fish TV. Depois desse período, o pescador se dedicou à profissão de guia de pesca profissional no estado do Amazonas.


Salomão é um apaixonado pela pesca esportiva. Foto: Arquivo Pessoal / Salomão Rossy. 


De acordo com o pescador, o que ele pede é, unicamente, que se cumpra a Lei nº 6.647, de 15 de dezembro de 2023, onde ficou proibido o transporte e a comercialização do Tucunaré em todo o estado. A lei foi criada com a finalidade de incentivar o turismo sustentável da pesca esportiva e fomentar a economia local. As infrações previstas na lei em questão, podem chegar até 100 mil reais.


Ela ainda estabelece normas de educação ambiental, determinando que os órgãos competentes devem criar mecanismos que visem o desenvolvimento integrado de programas de educação ambiental e de informação técnica, relativos à conservação da espécie.


Salomão se diz extremamente entristecido com a cena que presenciou, comentando que falta fiscalização a respeito do tema.


“Isso tem acontecido muito, pois não existe uma divulgação correta a respeito dessa lei e, principalmente, a respeito de sua fiscalização. A lei está aí para ser cumprida. Sem essa dinâmica, ficaremos apenas no papel”, comentou Salomão.


Um dos Tucunarés recordes em nosso país, de 92cm, pego pelo pescador esportivo Igor Paschoal, no ano passado. Foto: Reprodução / BGFA Recordes.. 


Apaixonado pela pesca esportiva, Salomão ainda ressaltou a importância de debater sobre esses temas, comentando que todos podem colaborar com a preservação das espécies de um jeito muito simples: não matando e devolvendo-as para o seu habitat, sempre com o máximo cuidado possível.


Além disso, é fundamental que todos os apoiadores da causa fiscalizem e ajudem a cumprir a lei. Quando protegemos a espécie, além da preservação da natureza, estamos falando de um fomento de mercado gigantesco. Como trabalha no setor, Salomão comenta o quão importante é defender a natureza.


“Aqui no Amazonas, por exemplo, a pesca esportiva do Tucunaré movimenta milhões todos os anos. No entanto, temos tudo para chegar a bilhões! A maior quantidade de rios e os maiores tucunarés do mundo estão aqui. Nos falta mesmo é preservar as espécies, por isso estamos ligados nesse movimento das leis de proteção”, comentou.


Salomão com belíssimo exemplar de Tucunaré pego em uma pescaria esportiva. Foto: Arquivo Pessoal / Salomão Rossy. 


O pescador ainda ressaltou que o Tucunaré, considerado o símbolo da pesca esportiva no Brasil, também pode ser considerado o embaixador do esporte em todo o mundo. Todos os anos, milhares de turistas visitam o nosso país para fazer o pesque e solte da espécie, sempre em busca dos exemplares gigantes que vivem em nossos rios.


Mas essa luta não pode ser individual. Precisamos nos unir para o bem da espécie e de todas as outras, resultando em uma natureza muito mais próxima de nós.


“Acho que todos devemos nos unir com um único propósito: lutar pela preservação e ordenamento da pesca esportiva em todo o Brasil. Temos totais condições de nos tornarmos a maior referência em pesca esportiva no mundo, mas temos, realmente, que avançar com as políticas públicas de proteção as espécies” disse Salomão.


A Fish TV reforça a importância da pesca esportiva. Foto: Fish TV. 


Quanto à denúncia em questão, a Fish TV vai continuar acompanhando as investigações, trazendo, em detalhes, futuramente, o seu desfecho.


Independente do resultado destas, a Fish TV reforça que se opõe, em 100%, à todas e quaisquer atividades que vão de desencontro aos verdadeiros ideais da pesca esportiva!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS