Filhote recém-nascido de peixe-boi é resgatado no Amazonas

Este é o primeiro exemplar resgatado com vida neste ano

Por Fish TV - 11/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Um filhote de peixe-boi-da-amazônia (Trichecus inunguis) foi resgatado no último sábado em um afluente do rio Madeira, em Manicoré, no estado do Amazonas. O animal foi encontrado pela manhã por pescadores, enrolado em uma rede de pesca.  O filhote é o primeiro peixe-boi resgatado vivo no estado este ano.

Filhote foi alimentado com leite especial e colocado em um tanque. (Imagem: Reprodução/Vandré Fonseca/O Eco)


O filhote, um macho provavelmente recém-nascido, pesando 12 Kg, foi encaminhado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manicoré e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  Após foi encaminhado até a capital do estado, onde foi entregue aos cuidados da Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa) e ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Por ano, em média o Inpa recebe cerca de oito animais, que geralmente se perderam ou tiveram as mães mortas por pescadores. 

A saúde do filhote de peixe-boi resgatado é boa, porém ele está muito estressado, segundo avaliação feita por veterinários do Inpa. O pequeno foi alimentado com leite especial, sem lactose e colocado em um tanque. Ainda nesta semana, os pesquisadores irão colocá-lo junto de uma fêmea, na esperança de que ela adote o recém-nascido.


Fonte: O Eco
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS