ESTUDO SOBRE INFLUÊNCIA DA PESCA DA PIRACATINGA NA MORTE DE BOTOS E JACARÉS NA AMAZÔNIA

Atividade pode estar relacionada com diminuição das espécies de botos e jacarés na Amazônia

Por Fish TV - 30/10/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Em documento publicado recentemente, o Instituto Mamirauá destaca a carência de dados populacionais de botos e jacarés na Amazônia. A falta destas informações, dificultam as pesquisas sobre os reais efeitos da pesca da piracatinga sobre as populações das duas espécies. Por conta disso, ainda não é possível afirmar os efeitos negativos dessa atividade pesqueira para os botos e jacarés. 

A Amazônia possui um extenso e complexo sistema de rios, com mais de 100.000 km de cursos d´água que se estendem por nove países. Segundo Miriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos Amazônicos do Intituto Mamirauá, "existe muitas possibilidades para a mortalidade de botos, que não são necessariamente associadas à pesca da piracatinga". 

O Instituto Mamirauá faz o monitoramento da pesca da piracatinga na região do Médio Solimões, e desenvolve pesquisas para registrar os diferentes aspectos da atividade, como o envolvimento das comunidades tradicionais e a estruturação da sua cadeia produtiva. Além de realizar expedições ao longo da bacia amazônica, a fim de documentar a distribuição e abundância das espécies de botos na região. Informações que são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de conservação dessas espécies.

Para avaliar os possíveis impactos dessa atividade pesqueira e a utilização de jacarés e botos como isca, é importante considerar fatores ambientais econômicos e sociais. 

Fonte: Instituto Mamirauá 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS