Espécies em extinção: Baleia-franca-do-atlântico-norte

Cetáceo está na lista das espécies em perigo de extinção

Por Fish TV - 30/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Mamífero cetáceo da família dos Balaenidae, a baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) tem como habitat as águas temperadas da costa atlântica da América do Norte. A população deste animal é pequena e cresce lentamente. Qualquer ameaça pode afetar significativamente as baleias-franca-do-atlântico-norte, sendo assim consideradas pela IUCN (International Union for Conresvation of Nature) como uma espécie em perigo de extinção.

Desde 1935 espécie está sob proteção da Comissão Baleeira Internacional. (Imagem: Reprodução/O Eco)


De natureza dócil e alimentação lenta, perto da superfície, a baleia-franca-do-atlântico-norte tem como tendência nadar próximo da costa. O alto teor de gordura corporal mantém o animal boiando mesmo após a morte, motivo pelo qual se tornaram alvo preferencial dos baleeiros, que as consideravam como a baleia "certa" para caçar.

Segundo estimativas, a baleia-franca-do-atlântico-norte foi extinta na região leste do Atlântico Norte e sobrevive apenas ao longo da costa lesta dos Estados Unidos e Canadá. Desde 1935 a espécie está sob proteção da Comissão Baleeira Internacional, estando ainda ameaçada pela colisão de navios, enredamento em redes de pesca e pelo tráfego marinho. 


Fonte: O Eco
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS