Loader

Espécies em Extinção: Baleia-azul

Maior mamífero do mundo corre o risco de desaparecer dos mares

Por FishTV - 14/05/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Originária dos mares gelados da Antártida e do norte dos oceanos Pacífico e Atlântico, a Baleia-Azul (Balaenoptera Musculus) é considerada o maior animal do planeta. Seu tamanho pode chegar a 33 metros de comprimento (quase um Boeing 737) e pesar 130 toneladas. Porém nem mesmo a sua aparência colossal intimidou os caçadores. Atualmente a espécie encontra-se criticamente em perigo de extinção pela IUCN (International Unior for Conservation of Nature). 

Espécie encontra-se criticamente em perigo de extinção pela IUCN. (Imagem:Reprodução)


A baleia-azul possui uma população estimada em 400 a 1400 no mundo todo. Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na costa brasileira acredita-se que a espécie sempre foi rara, mas não existem dados históricos que comprovem sua abundância antes da década  de 80. 

Seu peso corresponde ao de 25 elefantes e pode medir o mesmo tamanho de um jato comercial ou de quase três ônibus enfileirados. (Imagem: Reprodução)


Apesar de existirem evidências de que a espécie esteja se recuperando, estima-se que a população remanescente no Hemisfério Sul (Antártida) represente menos de 1% da existente no período anterior à caça comercial, antes de 1904. Só no século XX, mais de 2 milhões de baleias foram mortas no mundo todo. 

MAIS NOTÍCIAS