Espécies brasileiras em extinção: Macaco guigó

Espécie foi identificada no final da década de 90 e pode desaparecer em breve

Por Fish TV - 10/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

O Guigó (Callicebus coimbrai) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, que vai desde o Sergipe até o litoral norte da Bahia. Estima-se que atualmente existam apenas dois mil indivíduos da espécie em uma área total de 150 a 200 km².  A destruição do seu habitat por conta de atividades agropecuárias é a sua principal ameaça. O guigó é classificado como "em perigo" de extinção pela Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.

Espécie foi identificada apenas em 1999 e pode desaparecer em poucas décadas. (Imagem: Reprodução)


Os guigós são pequenos em relação aos outros primatas do gênero.  Raramente descem ao solo e se alimentam principalmente de frutos, folhas e sementes. Essa espécie é muito conhecida por conseguir se camuflar facilmente no topo das árvores e por seus saltos hábeis, mesmo levando filhotes nas costas. À noite, dormem lado a lado e evitam o contato com outros primatas. Cada exemplar pode viver cerca de 13 anos e pesar 2 kg.

Estima-se que atualmente existam apenas 2 mil indivíduos espalhados pela Mata Atlântica. (Imagem: Reprodução)


Outra ameaça para a espécie é a caça predatória. Por viverem isolados em pequenos fragmentos florestais que ainda restam da Mata Atlântica, acabam se tornando alvos fáceis de caçadores. Acredita-se que dentro de poucas décadas a espécie vai desaparecer da natureza.   
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS