Espécies brasileiras em extinção: Ariranha

Caça indiscriminada e a destruição do seu habitat são as principais ameaças

Por Fish TV - 19/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

A ariranha (Pteronura brasiliensis), também conhecida como lontra gigante é um mamífero subaquático típico da fauna brasileira. Encontrada principalmente nas regiões das bacias do Pantanal e Amazônica, aos poucos a espécie está desaparecendo da natureza vitima da degradação do seu habitat.

Semelhante às lontras, as ariranhas, podem medir até 1,80 de comprimento e pesar 25kg. Peritas em caçar peixes grandes, são facilmente identificadas por possuírem manchas brancas na pelagem preta do pescoço. Característica que as diferencia um dos outros.

As ariranhas vivem em grupos familiares de até 9 indivíduos. (Reprodução)


Na Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, a ariranha esta atualmente vulnerável. Estima-se que as populações desta espécie sofrerão uma perda de mais ou menos 30% nos próximos 20 anos, devido a destruição das áreas naturais e a construção de hidrelétricas. 

Nas décadas de 50 e 60 a caça indiscriminada, quase levou esses animais à extinção. A pesca comercial também é uma ameaça, muitos pescadores matam a ariranha para evitar a disputa por peixes. 

Conhecidas por serem agressivas, as ariranhas são muito protetoras e não representam perigo. (Reprodução/Daniel de Granville)


As ariranhas tem papel fundamental no controle da população de peixes e no equilibro ambiental dos rios, já que se alimentam principalmente de piranhas, caranguejos, cobras e pequenos jacarés. Em seu habitat, são predadores no topo da cadeia alimentar. Uma espécie-chave para a preservação do Pantanal e o seu desaparecimento pode provocar grande impacto na natureza.
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS