Espécie de peixe é extinta por conta da atividade humana, como a pesca predatória

Pela primeira vez na história, temos um peixe que foi considerado oficialmente extinto em razão do ser humano. A Java Stingaree era uma espécie de arraia, que vivia na Indonésia.

Por Marcelo Telles - 12/01/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 12/01/2024 as 17:04

Quem está realmente conectado com a pesca esportiva (em 100% do seu tempo e de maneira fiel), sabe o quanto defendemos a preservação da natureza e dos nossos peixes. Por isso, não gostaríamos de ler notícias como esta em nenhuma circunstância.


Uma espécie de arraia da Indonésia foi considerada oficialmente extinta, em razão de atividades que o ser humano causou, como a destruição de seu habitat natural e da pesca predatória, que é a retirada de exemplares de uma população natural, em uma velocidade tão grande que a espécie não consegue se recuperar numericamente.


A pesca predatória, porém, é apontada como a principal causa desta extinção.



Espécie foi estudada por cientistas por anos. Foto: Reprodução / Mongabay.  


Essas e outras ações humanas causaram a morte de tantos exemplares conhecidos da espécie, que agora ela entra na lista de animais exterminados.


O que mais chama atenção por aqui, entretanto, é que a primeira vez que isso acontece com uma espécie de peixe. Antes deste caso, nenhum peixe havia sido considerado extinto pelas ações do homem.


A arraia Java Stingaree (Urolophus javanicus) foi estudada e analisada por cientistas da Universidade Charles Darwin, conceituada instituição localizada em em Darwin, território do Norte da Austrália, onde foi considerada extinta.


A espécie recebia este nome pois vivia no Mar de Java, um mar no sul do Oceano Pacífico, mais precisamente na Indonésia, com mais de 400 mil km². Apesar dos números terem diminuído de uns anos pra cá, a captura intensiva do peixe no Mar de Java acontece desde 1870, de acordo com pesquisadores. Essa espécie específica de arraia era considerada rara.


Arraia vivia em mar da Indonésia. Foto: Reprodução / Viva.co.


O que nos preocupa é que a extinção da Java Stingaree pode ser, como disse a pesquisadora Julia Constance, a “ponta do iceberg”.


A extinção desta espécie é muito, mas muito preocupante. Afinal, na chamada Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da International Union for Conservation of Nature, temos mais de 120 espécies de peixes em situação crítica, em todo o planeta.


Tabela de classificação de espécies por chances de extinção. Foto: Reprodução / IUCN Red List Guidelines.  


Com a pesca predatória ainda muito forte em várias regiões, o medo de todos que defendem a natureza é que a Java Stingaree, infelizmente, não seja um caso isolado. Como tivemos o primeiro caso agora, daqui a não muitos anos, poderemos noticiar a segunda espécie extinta pelas mãos do homem… A terceira, a quarta e por aí vai…


Mas o que podemos fazer para reverter essa situação? Com toda certeza, é lutando contra todo e qualquer tipo de pesca irregular, fomentando a pesca esportiva e protegendo o meio ambiente em que nos cerca.


Com todo o setor do pesque e solte trabalhando em conjunto, podemos conscientizar mais e mais pessoas, deixando um futuro melhor para o nosso planeta. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS