Esculturas feitas de lixo: arte para salvar o mar

Artista norte-americana cria esculturas de animais marinhos com material descartado nos oceanos

Por Fish TV - 01/12/2015 em Notícias / Meio Ambiente


A americana Angela Pozzi foi criada em torno da arte e sempre trabalho com materiais reciclados comprados em brechós e papelarias. Porém, ao se deparar com montanhas de lixo na areia, decidiu que nunca mais compraria nenhum material para produzir suas esculturas. Ali estava tudo o que ela precisa.

Nascia então a Washed Ashore, organização não-governamental, que tem como missão educar e conscientizar crianças e adultos, através da arte, sobre o descarte de resíduos, principalmente plástico, nos oceanos. A Washed Ashore coleta lixo das praias do Oregon. Segundo a organização, 90% dos resíduos são feitos com matéria-prima produzida a partir do petróleo: plástico e nylon.


Graças à criatividade e ao entusiasmo de Angela, praticamente tudo o que é recolhido da areia se transforma em arte: enormes e impressionantes esculturas de animais marinhos. São focas, pinguins, peixes, polvos, águas-vivas e muito mais.

Desde 2010, já foram produzidas 66 enormes esculturas (medem entre 3,5 e 4,5 metros de altura), que utilizaram 17 toneladas de lixo coletados no mar. Estima-se 260 mil toneladas de partículas plásticas estejam flutuando pelos oceanos do planeta. Muitos desses resíduos acabam sendo engolidos por animais e pássaros, que acabam morrendo. Nos últimos 30 anos, a produção de plástico no mundo aumentou em mais de 500%.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS