Empresa francesa desenvolve turbina eólica em formato de árvore

Equipamento transforma ventos fracos em energia

Por Fish TV - 02/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Uma turbina eólica em formato de árvore, ideal para ser usada em espaços urbanos, foi desenvolvida pela empresa francesa R&D New Wind. A "árvore" tem no lugar das folhas tradicionais mini turbinas que se movimentam e gera energia a partir de uma quantidade muito pequena de vento.   

No lugar de folhas a árvore tem mini turbinas que se movimentam com qualquer tipo de vento. (Imagem: Divulgação)


De acordo com a fabricante, a L’éolien 2.0 funciona em qualquer tipo de vento, em qualquer direção. O equipamento pode ser ligado diretamente nas redes de transmissão de energia elétrica, sendo que os cabos e geradores, ficam localizados dentro da estrutura, mantendo o design exterior. Além de ser totalmente silencioso. 

Segundo a fabricante a vantagem está no melhor aproveitamento do vento, comparado a outras tecnologias. (Imagem: Divulgação)


A produção de energia varia de acordo com a força do vento. Com ventos a três metros/segundo, a árvore é capaz de produzir 1.320 kWh. Com ventos a quatro metros/segundo, a produção sobe para 2.650 kWh e com cinco metros/segundo, vai para 3.160 kWh.

Segundo a fabricante, uma das principais vantagens da tecnologia é o melhor aproveitamento do vento, em comparação aos modelos tradicionais. Por necessitar de menos força para que as turbinas girem, a L’éolien 2.o opera, em média, durante 280 dias ao ano, enquanto para outras máquinas o aproveitamento é de 180/200 dias.


Fonte: Ciclo Vivo

Equipamento opera em média 280 dias ao ano. (Imagem: Divulgação)

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS