ECOLODGE DA BARRA REALIZA TRATAMENTO DA ÁGUA

Hotel busca devolver recursos para a natureza da forma como foram captados

Por Fish TV - 04/07/2018 em Notícias / Meio Ambiente

Como carrega a preocupação com o ecossistema até em seu nome, o Ecolodge da Barra, que fica na Barra de São Manuel, no Pará, busca causar o mínimo de impactos no ambiente onde estão inseridos. Uma das ações realizadas pelo hotel é o tratamento dos recursos hídricos utilizados.

Toda a água que entra no Ecolodge é tratada por três sistemas de filtros e também um sistema que utiliza cloro, trabalhando automaticamente para tornar potável o que o empreendimento irá utilizar. O esgoto também recebe tratamento, sendo devolvido ao rio apenas o que passou pelo processo de limpeza, como afirma o diretor operacional do hotel, Thiago Carrano. "Esse sistema devolve ao rio com cerca de 90% de pureza, e às vezes até mais. Essa é uma preocupação muito grande do Ecolodge para que tenhamos o saneamento básico sem poluir o ecossistema", comenta.
[imagem1]

Para o biólogo e apresentador da Fish TV, Lawrence Ikeda, que já esteve em gravações com o suporte do hotel, toda ação humana causa impactos no meio ambiente, tornando essa iniciativa essencial. "O Ecolodge capta, trata e utiliza as águas da bacia do rio Tapajós para diversas atividades e, ao final do processo, produz efluentes líquidos que não podem ser despejados no meio ambiente sem tratamento. Desse modo, esses resíduos são tratados eficientemente para que retornem para a natureza sem causar impacto negativo. Essa é uma medida fundamental de uma operação de pesca esportiva responsável e sustentável", afirma.

Além da preocupação ambiental, cuidado social

As ações do Ecolodge da Barra não se resumem apenas ao ecossistema da região onde está inserido, mas também em dar suporte para a comunidade local, com programas de inclusão e de assistência social. O sustento de muitas das famílias locais vem do trabalho no hotel, que tem basicamente todos os seus colaboradores contratados na região. Para isso, são oferecidas profissionalizações nas áreas de atuação na hospedagem, caso de guias, camareiras, cozinheiros, entre outras. "Além desses benefícios, damos muito suporte para eles. Por exemplo: o combustível utilizado nos geradores de eletricidade da comunidade é 100% fornecido por nós. Ainda existem diversas outras iniciativas que fazemos para ajudar. Entendo que hoje o Ecolodge é muito importante para o bem-estar da população da região", conta Thiago Carrano.

Se você deseja conhecer de perto o trabalho do Ecolodge da Barra e ainda fazer uma pescaria esportiva cheia de ação, clique aqui e tenha acesso a essas e outras informações para sua hospedagem.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS