Dia Mundial da Educação Ambiental: qual o papel de cada um de nós?

Comemorado, oficialmente, no dia de hoje, o Dia Mundial da Educação Ambiental busca conscientizar sobre a necessidade de proteger toda a natureza, através da educação.

Por Marcelo Telles - 26/01/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 26/01/2024 as 11:22

Hoje, dia 26 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Educação Ambiental. Essa data, porém, foi criada pelas Nações Unidas no ano de 1975, com o objetivo de buscar uma maior conscientização a respeito da proteção e preservação de todo o meio ambiente.


Mas, para isso acontecer, existe uma ferramenta que é essencial: a educação.


Educação ambiental é essencial para o futuro do planeta. Foto: Reprodução / FAS Amazônia. 


Somente através da educação, a gente consegue promover essas ações para combater os desafios ambientais que o nosso planeta enfrenta todos os dias.


O dia de hoje pode servir como uma grande oportunidade para se refletir sobre como cada um de nós pode ser responsável pelo futuro do planeta, buscando soluções, simples ou inovadoras, que nos inspire a trabalhar juntos pela causa.


Não só no dia de hoje, mas é preciso entender que a educação ambiental é algo crucial em nossas vidas, capacitando as pessoas para entender a relação entre ser humano e meio ambiente, já que, infelizmente, somos a espécie que mais destruiu o meio em que vivemos. E isso não é de hoje.


Desde o princípio, o ser humano explora, desenfreadamente, os recursos naturais, como madeira, água, minerais e combustíveis fósseis, além do consumo e desperdício de alimentos em excesso, a poluição de nossos rios e mares, a matança desenfreada de espécies de animais, enfim… Mas, como mudar isso?


Desde já, é essencial que adotemos práticas sustentáveis, protegendo nossas águas, nossas terras e nossos ares. Educando, desde o mais novo até o mais velho, podemos ajudar na formação de cidadãos responsáveis, capazes de tomar decisões corretas e agir de forma proativa na conservação dos recursos naturais e na diminuição das mudanças climáticas.


Além disso, a educação ambiental inspira a inovação e a busca por soluções criativas para os problemas ambientais, preparando as gerações presentes e futuras para um mundo mais sustentável.


Adultos e crianças precisam ser educados a respeito da preservação do meio ambiente. Foto: Reprodução / Redação A12. 


Conscientizando nossas crianças desde já, por exemplo, podemos resultar em um estilo de vida mais consciente no futuro, com hábitos que promovam a conservação de nossos recursos. Porém, não são só as crianças que precisam ser educadas, muito pelo contrário. Nos dias de hoje, vemos até muitos pequenos ensinando seus pais e avós a respeito da proteção ao nosso planeta.


Cada um de nós tem um papel importante nesse meio. Isso inclui praticar hábitos sustentáveis, como reduzir, reutilizar e reciclar, além de promover a conscientização em toda a sociedade em que vivemos a respeito da importância da preservação, incentivando ações que protejam o meio ambiente, como plantio de árvores, o fomento de atividades que preservam o meio ambiente e a limpeza de áreas naturais.


Também é nosso dever apoiar e cobrar os governos, para que sejam criadas, cada vez mais, iniciativas que visem a proteção do planeta. Tendo as leis ao nosso favor, devemos, por exemplo, denunciar qualquer crime ambiental.


Em uma das áreas da Fish TV, por exemplo, que é a pesca esportiva, podemos dizer que o fomento do esporte tem um papel essencial na educação ambiental. Já que este combate a pesca predatória, preserva nossas espécies e aproxima o ser humano da natureza.


Pesca esportiva é o esporte que mais se preocupa com a preservação da natureza. Foto: Reprodução / Ascom - Prefeitura de Lucas do Rio Verde. 


Que cada um de nós possa aproveitar o dia de hoje e colocar a mão na consciência sobre o nosso meio ambiente. Não podemos esperar mais! Temos que agir já!


O planeta sempre vai agradecer.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS