Dia da Amazônia: maior floresta tropical do planeta precisa de atenção

Data serve para aumentar a conscientização sobre a preservação da floresta que possui a maior biodiversidade do mundo.

Por Marcelo Telles - 05/09/2023 em Notícias / Meio Ambiente

Ela é a maior riqueza do nosso país. A Amazônia, com 7 milhões de km², tem cerca de 60% da sua área em território brasileiro e seu bioma é de importância fundamental para todo o meio ambiente nacional e mundial.


Hoje, dia 5 de setembro, comemorados o seu dia! Infelizmente, muito temos visto o seu nome associado à queimadas, desmatamento, biopirataria e à pesca predatória.


Esses acontecimentos fazem o caminho contrário de muita gente que luta, dia e noite, para a proteção de toda a floresta, através de projetos, ações diretas e ONGs. Talvez por isso nós, e todos que a defendem, batem tanto na tecla de preservação.



Toda a floresta possui uma importância gigante para a natureza, com mais de duas mil espécies de peixes, mais de duas mil espécies de aves e mamíferos, além de mais de quarenta mil espécies de plantas e mais de dois milhões e meio de insetos.


Sobre os insetos, por exemplo, que possuem um papel fundamental no bioma, foi divulgada uma pesquisa, recentemente, que revelou detalhes sobre a biodiversidade desses animais.



O impacto dos insetos na floresta é tão grande que, por exemplo, se acontecesse uma catástrofe e todos fossem extintos, toda a sobrevivência das demais espécies, incluindo os seres humanos, estariam ameaçadas.


Isso porque, segundo José Albertino, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o Inpa, não teríamos os detalhes essenciais para que a vida continuasse, como o polinizador para castanheiras, para a andiroba e para as fruteiras, acabando os alimentos, inclusive, para as espécies de peixes presentes na região.



Mas, infelizmente, ações do ser humano estão impactando negativamente toda a floresta, cada vez mais. De acordo com a Imazon, por exemplo, o primeiro trimestre de 2023 foi o segundo pior desde o ano de 2008.


Neste ano, dentre os nove estados da chamada Amazônia Legal, que é a área em que a bacia Amazônica pertence a estados brasileiros, oito apresentaram aumento no desmatamento, em uma área que é equivalente a quase mil campos oficiais de futebol por dia. Comparado ao ano passado, o primeiro trimestre do ano teve um aumento de 180% nessa atividade.



Indo no mesmo caminho, em função de todo o aquecimento global e os efeitos que o planeta vem passando nos últimos anos, os aglomerados de tempestades, que representam cerca de 40% das chuvas na Amazônia, estão apresentando uma grande queda.


Na pesquisa publicada na Climate Dynamics, realizada por pesquisadores da Universidade de São Paulo, a USP, foi comparado o período atual ao de sete décadas atrás, entre os anos de 1950 e 1960, apresentando assim, uma queda de, praticamente, 3% na frequência dos SCMs na Amazônia, que são as intensas tempestades.



Para combater todos esses problemas, muitas ações são pensadas e executadas. Há poucos meses, por exemplo, deputados e senadores conseguiram a aprovação para que audiências públicas fossem realizadas pela Comissão de Meio Ambiente durante a campanha chamada de Junho Verde, um mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização ambiental, em uma iniciativa criada pelo Senado Federal, no ano de 2020.


Já no mês passado, o Conselho Nacional de Justiça promoveu a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia para debater as leis brasileiras a respeito das questões ambientais, tais como a proteção das florestas, desmatamento, além de propostas para melhoria desses processos.


Afinal, de acordo com pesquisas, como a feita pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica, a Ipec, o povo brasileiro está aflito com as questões sobre o meio ambiente. Dentre os dados levantados, a pesquisa apontou que cerca de 52% dos brasileiros estão muito preocupados com o meio ambiente, bem como todas as crises naturais que o planeta vem passando.




E como tem tanta gente ajudando nesse processo, para que a Amazônia seja sempre protegida, a Fish TV, que sempre procura aproximar o ser humano de toda a natureza que nos cerca, também faz questão de ressaltar trabalhos realizados para o bem do meio ambiente.


Por exemplo, a SOS Amazônia, uma ONG que trabalha para promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na maior floresta tropical do mundo.


De acordo com a própria ONG, em seu início, além das campanhas de conscientização, surgiu a necessidade da instituição que desenvolvesse projetos, implementando políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.



A missão da instituição é "Promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia".


Por isso, damos os parabéns à ONG SOS Amazônia e para tantas outras com objetivos similares. Porém, com toda certeza, também damos parabéns para ela, foco principal de nossa luta: a Floresta Amazônica.


Que esse dia sirva para colocarmos a mão na consciência e continuarmos na luta para um futuro melhor para o nosso meio ambiente!



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS