Desafio Resíduo Zero retira quase 2,5 toneladas de lixo do Lago do Taboão, em Bragança Paulista

Com a ajuda de diversos voluntários, mutirão de Limpeza acontece pela sétima vez na região, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Por Marcelo Telles - 24/08/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 24/08/2023 as 15:36

Mais uma ação muito importante e essencial para o meio ambiente. Aconteceu, nesta semana, a sétima edição do Desafio Resíduo Zero, mutirão de limpeza realizado na cidade de Bragança Paulista-SP.


A ação, que é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do município, uniu voluntários e profissionais que trabalham, diretamente, com a educação ambiental, com o intuito de retirar o máximo de resíduos possíveis no lago que é cartão-postal da cidade.


Ao total, cerca de 12 sacos repletos de lixo, de 200 litros cada um, foram retirados.



O Desafio Resíduo Zero acontece com o objetivo de promover as práticas sustentáveis, focando na redução dos descartes de resíduos feitos pela população.


O Lago do Taboão é um dos pontos fortes da cidade, sendo considerado o principal cartão-postal e o principal ponto de encontro para os bragantinos. Isso se deve ao fato do local promover um contato muito próximo com a natureza, possuindo diversas opções de atividades ao ar livre.




Porém, de uns anos pra cá, segundo moradores da região, o Lago começou a sofrer com as suas águas poluídas pela grande quantidade de lixo, despejada de forma clandestina. Além disso, os problemas acabam causando, também, uma forte mortandade de peixes no local.


Com isso, o mutirão do Desafio Resíduo Zero contribui, cada vez mais diretamente, com a proteção da natureza. O encontro, em todas as suas edições, costuma encorajar a população a repensar os hábitos de descarte.


Com, aproximadamente, 2,5 toneladas de lixo retiradas, a iniciativa mostrou que é um evento muito importante para a mudança cultural dos moradores da região.



Fotos: Prefeitura Municipal de Bragança Paulista-SP.




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS