DE ACORDO COM PESQUISA, QUANTIDADE DE PLÁSTICO PRODUZIDA NO MUNDO PESA O EQUIVALENTE A 1 BILHÃO DE E

"Estamos caminhando rapidamente para um `Planeta de plástico’", afirma especialista em ecologia industrial

Por Fish TV - 18/08/2017 em Notícias / Meio Ambiente

Cientistas americanos calcularam a quantidade total de plástico já produzida pela humanidade, e afirmam que ela chega a 8,3 bilhões de toneladas, o equivalente a 1 bilhão de elefantes. O que assusta ainda mais é que todo esse montante foi criado apenas nos últimos 65 anos. 

Mais de 70% da produção total de plástico está em esgotos, que vão principalmente para aterros sanitários - apesar de que a maior parte dela é acumulada nos ambientes abertos, incluindo os oceanos. "Estamos caminhando rapidamente para um `Planeta de plástico`, e se não quisermos viver neste mundo, teremos que repensar a maneira como usamos alguns materiais", afirmou o especialista em ecologia industrial Roland Geyer em entrevista a BBCBrasil.

O estudo sobre o plástico feito por Geyer e seus colegas da Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos foi divulgado pela publicação científica Science Advances. Trata-se da primeira estimativa global de quanto plástico foi produzido, como o material é usado em todas as suas formas e aonde ele vai parar.

Em tempo: Por falar em plástico acumulado, vale lembrar que na última semana, devido às ressacas que afetaram boa parte do Brasil, o recuo das águas do rio Guaíba em Porto Alegre revelou um cenário de total descaso com o meio ambiente. Com a baixa do nível de 31 centímetros em 24 horas no sábado (12), pneus, garrafas PET, calçados, tampa de vaso sanitário e diversos objetos deteriorados ficaram à mostra na orla da capital gaúcha. 

Mesmo com o aumento do volume de água na tarde do domingo, a paisagem ainda lembrava um lixão. Na manhã desta segunda-feira (14), equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DMLU) iniciaram o trabalho, que deve continuar durante os próximos dias.

Fonte: Terra e G1.

Foto: Joel Vargas / PMPA

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS