Crime ambiental grave sob investigação na represa de Três Marias, em Minas Gerais

Cinco homens foram presos, com apreensão dos materiais e autuação com multa. Mais de 15kg de pescado foram encontrados em um freezer.

Por Marcelo Telles - 05/03/2024 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 05/03/2024 as 13:03

Um crime ambiental muito sério agitou as redes sociais durante o final da última semana, na represa de Três Marias, em Morada Novas de Minas-MG.


Em pleno período de Piracema, época de reprodução dos peixes, cinco pescadores publicaram, em suas redes sociais, fotos e vídeos com varais gigantescos, repletos de exemplares do peixe da espécie Tucunaré.


A idade dos suspeitos varia entre 21 e 29 anos, porém, respeitando o andamento das investigações e o trabalho das autoridades, não divulgaremos os nomes e os rostos dos pescadores neste momento.



Parte do pescado apreendido no local. Foto: PMMG / Divulgação. 


A prática é totalmente ilegal, indo contra a regulamentação de quantidade de pescados e de materiais liberados para a pesca, a lei estadual Portaria nº 154, de 13 de outubro de 2011, que permite a pesca amadora, profissional e embarcada somente para espécies não-nativas ou híbridas, com limite para captura de 3kg de peixes, mais um exemplar.


Porém, a Fish TV entende que a prática ideal para a sustentabilidade é a Cota Zero! Para nós, a morte de peixes nos afasta totalmente da relação com a natureza, criando uma rivalidade com a mesma e impedindo a criação de vínculos.


A alegria que temos em pescar um belo peixe, por exemplo, deve ser compartilhada e todo os pescadores esportivos merecem ter a mesma sensação de pescar e soltar. Quando a pessoa mata um exemplar, esse momento se torna impossível.


Pescadores tiram fotos com os varais repletos de peixes mortos. Foto: Reprodução / Instagram. 


Com o destaque dos vídeos nas redes, a Polícia Militar de Meio Ambiente, com apoio da Patrulha Rural, realizou levantamentos com a comunidade ribeirinha e conseguiu identificar os supostos autores dos crimes, entrando em ação e deslocando profissionais até o local. De acordo com veículos locais, quatro dos investigados confessaram.


No local, ainda foi encontrado um aparelho freezer, contendo 15,5kg de peixes como Tucunarés e Piranhas. A Vigilância Sanitária Municipal analisou os pescados e fez a doação para uma sociedade local.


Para veículos de imprensa de Morada Nova de Minas, alguns pescadores não tinham nem licença de pesca.


Polícia logo encontrou o local após denúncias. Foto: PMMG / Divulgação. 


A Fish TV entrou em contato com pescadores esportivos locais, que, se comportando como reais pescadores sustentáveis, se posicionaram totalmente contrários ao crime.


Segundo esse grupo defensor da pesca esportiva, porém, a apreensão de materiais até chegou a acontecer, como redes, fisgas, varas e molinetes, com uma autuação com muita no valor de R$ 2.667,56 por indivíduo.


Mas, ainda de acordo com esses pescadores, boa parte do pescado já não estava no local no momento em que a polícia chegou.


Materiais ilegais também foram apreendidos. Foto: PMMG / Divulgação. 


No Brasil e em diversos países por todo o planeta, a pesca predatória tem dizimado espécies de peixes essenciais para o meio ambiente local, sem contar o valor econômico que as espécies abatidas poderiam trazer para a pesca esportiva se todos tivessem a conscientização ambiental correta.


Materiais foram apreendidos e multas foram aplicadas de maneira individual. Foto: PMMG / Divulgação. 


Recentemente, por exemplo, tivemos a primeira espécie de peixe, em toda a história (a Java Stingaree - Urolophus javanicus), extinta por conta da pesca predatória. Mas o que podemos fazer para reverter essa situação?


Com toda certeza, é lutando contra todo e qualquer tipo de pesca irregular, fomentando a pesca esportiva e protegendo o meio ambiente em que nos cerca.


Com todo o setor do pesque e solte trabalhando em conjunto, podemos conscientizar mais e mais pessoas, deixando um futuro melhor para o nosso planeta. 


Mais uma vez, não nos importamos em repetir: a Fish TV se opõe, em 100%, à todas e quaisquer atividades que vão de desencontro aos verdadeiros ideais da pesca esportiva!




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS