COP28 acontece até semana que vem e já mobilizou quase US$ 60 bilhões nos primeiros dias

Principal cúpula a respeito da agenda climática mundial, COP28 começou no dia 30 de novembro e vai até o dia 12 deste mês, recebendo líderes e chefes de estado de todo o planeta.

Por Marcelo Telles - 04/12/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 04/12/2023 as 14:52

Entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, na Expo City de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, está acontecendo a 28ª edição da Conferência das Partes, mais conhecida como a COP28.


A COP28 é uma conferência da ONU, a Organização das Nações Unidas, que busca ações mais acertivas para os efeitos globais do clima que estamos vivendo nos últimos anos, causados pelo próprio ser humano.


Foto: Amr Alfky/Reuters. 


Recebendo governos, diplomatas, cientistas e líderes de, aproximadamente, 200 nações, a COP28 busca encontrar as melhores soluções para o futuro desta crise. Cerca de 70 mil participantes são esperados, entre responsáveis, jovens e demais interessados.


Na edição deste ano, as pautas mais esperadas para debate são: balanço do clima global; os combustíveis fósseis; perdas e danos; e o financiamento e adaptação climática.


A escolha do presidente desta edição, porém, causou algumas discórdias. Quem comanda a COP28 é o Sultão Al Jaber, CEO da Abu Dhabi National Oil Co, uma empresa responsável por, aproximadamente, 4 milhões de barris de petróleo por dia.


Foto: Christopher Pike/COP28. 


Apesar de comandar parte da indústria petrolífera mundial, Al Jaber é líder de um projeto para a criação de uma cidade neutra em carbono, além de ser presidente da Masdar, empresa de energia limpa que opera em mais de 40 países. Os dois lados do Sultão acabam gerando as desavenças a respeito de sua escolha.


Nos primeiros quatro dias de evento, a COP28 já mobilizou mais de 57 bilhões de dólares, e oito promessas e declarações também estão recebendo um apoio nunca antes visto. Outras três ideias devem ser anunciadas em breve.


O alto valor movimentado até então, deve crescer. A expectativa é que seja alcançado um fundo de 100 bilhões de dólares para que transições climáticas sejam realizadas.


Foto: Reprodução/COP28. 


O Brasil está presente na conferência e tem uma das maiores delegações em Dubai, já realizando ações. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento, foi apresentado um painel a respeito da conservação e restauração dos biomas nacionais.


O que podemos citar é que programa Juntos pelo Araguaia, projeto criado em 2019 que visa recuperar 2.600 quilômetros de extensão do Rio Araguaia, foi apresentado como exemplo durante a COP28.


Nosso país é considerado uma peça fundamental para os ideais da conferencia, devido a importância da Amazônia para todo o planeta, bem como de seus outros biomas.


Foto: Amr Alfky/Reuters. 


Com as crescentes notícias negativas a respeito do clima mundial, a ideia é que a 28ª edição do evento sirva como um pedido de socorro urgente para essas questões, tomando decisões eficazes e rápidas para contornar os estragos causados pelo homem. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS