Chuvas aumentam nível dos rios Uruguai e Paraná

Apesar disso, nível principalmente do rio Paraná, ainda não está estabilizado

Por Laís Vanessa - 31/05/2020 em Notícias / Meio Ambiente

O aumento das chuvas que estava previsto para o mês de maio trouxe um pouco de alívio para a rio Uruguai e Paraná, que se encontravam abaixo do nível ideal. De acordo com o serviço geológico do Brasil, o rio Uruguai, saiu da cota de alerta para atenção. Ou seja, com as chuvas o rio acabou aumentando o nível de água. O que é bom para a natureza e para as pousadas que estão operando, em Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, como a Pousada Biguá e o Pesqueiro do Cabrita. 

Davio Josmerio Weber, proprietário do Pesqueiro do Cabrita, está animado com a subida do rio. "As chuvas foram muito boas pra gente, o rio deu uma crescida. Está melhor para navegar e pescar. Acredito que agora ele vai estabilizar, não vai mais baixar como estava antes", ressalta. 

Sandro André Diel, gerente da Pousada Bigua, informou que o rio está quase normal. "Olha, aqui pra gente, podemos dizer que o rio praticamente está normal. O volume de água cresceu e estamos esperando mais chuvas que estão previstas". 

Embora as chuvas tenham dado um respiro para o rio Uruguai, quem se encontra em estado mais crítico ainda é o rio Paraná, que continua bem abaixo do ideal. Acordos entre os governos do Brasil e Argentina para liberação de água através da Itaipu estão sendo cumpridos, porém o número de chuvas precisa subir para regularizar a situação.  

Assista a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS