Cantareira pode secar até julho, diz estudo

Cenário para os próximos meses é de chuvas na média ou pouco abaixo do esperado

Por Fish TV - 11/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Atualmente o sistema Cantareira opera com 6,1% de sua capacidade total, e se as chuvas no estado de São Paulo continuarem abaixo da média, o reservatório pode secar até julho, informa o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), em relatório divulgado no inicio deste mês. O estudo considera a média de chuvas nos últimos anos e a quantidade de água que passa pelas represas, também foram feitas simulações com previsões até o final de 2015.

Sistema Cantareira é responsável por abastecer 6,2 milhões de pessoas na Grande São Paulo. (Imagem: Reprodução/Luis Moura/Folhapress)


A pior previsão para este cenário, é caso as chuvas fiquem 50% abaixo do esperado, fazendo o segundo volume morto do sistema Cantareira secar em meados de julho. Se as chuvas ficarem dentro da média, o volume deve subir e chegar a 13% em setembro. Caso chova acima da média, o nível de água do reservatório deve ficar em 38%, chegando a 90% até o final do ano.  Porém segundo os pesquisadores, o cenário para os próximos meses é de chuvas na média ou pouco abaixo do esperado. 

Até o momento o nível do Sistema Cantareira continua subindo, passando de 5,9% no inicio de fevereiro, para 6,1% no dia 10/02, segundo boletim da Sabesp. 


Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS