Cáceres realiza mutirão de Limpeza do rio Paraguai

Foram retirados oito caminhões de lixo na ação que reuniu 240 pessoas

Por Fish TV - 16/11/2016 em Notícias / Meio Ambiente

No domingo, dia 13 de novembro, ocorreu o 28º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai, na cidade de Cáceres, Mato Grosso, reunindo cerca de 80 embarcações, totalizando 240 pessoas envolvidas nessa atividade. 

De acordo com o coordenador do evento, Claudionor Duarte, foram retirados oito caminhões de lixo entre os rios Sepotuba e Jaurú. A atividade que é uma iniciativa do capitão da Marinha aposentado Renato Thomaz e da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, ao lado de grupo de pescadores, apoiadores, colaboradores e comunidade, visa conscientizar a população quanto ao uso que faz do seu lixo. "Sem dúvida, a maior importância da ação coletiva é fazer com que as pessoas repensem a sua postura quanto ao trato de uso do rio Paraguai e do Pantanal para as gerações futuras com mais sensibilidade e responsabilidades", diz.

Fabrício da Silva Neves, integrante do grupo História de Pescador, conta que ficou triste com a quantidade de lixo encontrado no rio. "É uma quantidade extraordinária de lixo deixado pelas pessoas. Encontramos muitas sacolas plásticas e garrafas pets", conta. 

Apesar disso, uma ação como essa serve para alertar a população quanto à conscientização ambiental. "Este é um grande encontro de pessoas interessadas na preservação do rio Paraguai, pois além de estar trabalhando voluntariamente, podemos ainda conhecer mais do Pantanal. Acredito que com isso e com o número espantoso de lixo encontrado, as pessoas possam tomar consciência de seus atos, deixando de jogar e poluir o nosso rio", relata Fabrício. 

O Mutirão teve a participação de varias ONGS do estado que desenvolvem ações de preservação ambiental e sustentabilidade dos Rios e Organizações de Governo.

Conheça mais Cáceres

A Fish TV esteve presente do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres, com cobertura do Fish TV News, que você pode assistir clicando aqui

O programa Destinos também esteve na cidade para mostrar as atrações turísticas, além da pesca esportiva. Veja aqui
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS