Áreas protegidas geram mais de 600 bilhões de dólares

Novos investimentos são solicitados para manter e expandir as áreas protegidas

Por Fish TV - 27/02/2015 em Notícias / Meio Ambiente

O jornal científico on-line PLOS Biology, divulgou um estudo realizado nas universidades americanas e britânicas, que apontam os benefícios econômicos gerados através de áreas protegidas em todo o mundo. Foram estudadas mais de 140 mil áreas, em 550 locais de todo o mundo.

A pesquisa aponta que uma média de oito milhões de pessoas visitam estas regiões todos os anos. Contando os gastos de turistas no local, os lucros apontados chegam a cerca de 600 bilhões de dólares, o equivalente a R$ 1.727 trilhões. Ainda segundo os pesquisadores, os valores supera o total estimado como necessário para preservação destas áreas, que seria de U$ 10 bilhões. 

Pesquisa calculou que áreas protegidas, como o Parna da Serra da Canastra, são extraordinariamente lucrativas. (Imagem: Reprodução/Ricardo Avellar/OEco)


Com isso, estudiosos pedem um maior investimento nas regiões para salvar da destruição espécies e locais preciosos. O professor de Biologia da Conservação da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Andrew Balmford explica que um dos grandes problemas encontrados atualmente nestes locais, é as invasões e extração ilegal de madeira, mas ao mesmo tempo, comemora. "Agora nós estamos mostrando que, através do turismo, as reservas naturais dão uma grande contribuição para a economia global", explica. 


Fonte: Divulgação OECO
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS