Aquecimento global prejudica desenvolvimento dos peixes

Temperatura dos oceanos está afetando o desenvolvimento de peixes na zona equatorial

Por Fish TV - 07/04/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Em estudo divulgado na última semana na Austrália, pesquisadores alertaram que o aumento da temperatura dos oceanos está prejudicando o desenvolvimento dos peixes na zona equatorial. A pesquisa feita pela Universidade James Cook analisou o impacto do aumento da temperatura da água do mar em larvas de peixes recolhidas em uma área entre o sul da Grande Barreira de Carais e o Norte da Papua Nova Guiné, próximo da linha equatorial. 

Muitos peixes marinhos passam por uma etapa de desenvolvimento da larva em mar aberto que os tornam mais vulneráveis aos predadores.(Imagem: Reprodução)


Segundo o autor do estudo, Ian MacLeod, perto do Equador onde a temperatura do mar aumentou acima de 1 ponto, o ritmo de desenvolvimento das larvas atrasou. A maioria dos peixes marinhos atravessa uma etapa de desenvolvimento da larva em mar aberto que os tornam mais vulneráveis aos predadores. Se passarem muito tempo nessa situação, têm menos possibilidades de sobreviver.

A vulnerabilidade dos peixes nesta situação desperta outra preocupação. O pesquisador Geoffrey Jones advertiu que milhões de pessoas nas zonas equatoriais como Papua Nova Guiné dependem da pesca para viver, sendo o pescado sua principal fonte de proteínas. Assim, o estudo leva a uma reflexão sobre o futuro de a segurança alimentar nesses lugares.


Fonte: UOL 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS