APEECE realiza projeto #amigosdopiniminha em escola do Ceará

Futuras gerações aprendem desde cedo a preservar

Por Fish TV - 15/05/2017 em Notícias / Meio Ambiente

Uma ação para incentivar as crianças a preservarem a natureza e a prática do pesque e solte. Esse foi o objetivo da Associação Esportiva do Estado do Ceará - APEECE, que realizou o projeto #amigosdopiniminha - nome dado ao mascote do projeto, que é um tucunaré pinima,  na Escola Humberto Alencar Castelo Branco, no início deste mês de maio, na cidade de Jaguaribara.

O projeto, de acordo com o presidente da APEECE, Thiago Franklin, visa educar as gerações futuras sobre a importância do pesque e solte, incentivando a participação da população da localidade escolhida para a prática do esporte, proporcionar as comunidades ribeirinhas programas de desenvolvimento da pesca e ainda sensibilizar as autoridades para a normatização e criação de leis específicas voltadas ao segmento da pesca esportiva. 

Diante disso, a ação desenvolvida na escola contou com o especialista em tucunarés, Rodrigo Sgambatti, que ministra cursos por todo o Brasil sobre pesque e solte. O evento também teve a participação da mascote, o Piniminha, criado pelo apresentador do Na Pegada do Fly, Kid Ocelos. "Foi proposto três atividades para as crianças desenvolverem. Cada uma delas tinha que escrever um texto sobre a pesca predatória e suas consequências, fazer um desenho e pintar um Piniminha. Depois, através de um concurso, seria escolhido o melhor de cada categoria", conta Thiago. 

O artista do Fly, Kid Ocelos, responsável por desenvolver a arte do Piniminha, apoia a ação. "A meu ver, toda e qualquer ação socioeducativa inserida nas crianças é válida. Esse é o caminho para salvar o amanhã, pois é nos pequeninos que depositamos o nosso futuro, e o futuro da natureza", conta. 

Ilustração do Piniminha criado por Kid Ocelos


Para Thiago, as crianças representam uma perspectiva de mudança. "Estamos mostrando a importância do tucunaré, criando um sentimento de apego a essa espécie, então tivemos a ideia de fazer nessa ação um concurso de redação, pintura e desenho, onde poderíamos abranger todas as idades, e foi um sucesso. Todo mundo participou", conta animado. 

A APEECE, organizadora do projeto, é a realizadora do circuito de pesca esportiva, que tem como peixe alvo o tucunaré. Além disso, a associação tem como ação prioritária salvar o açude Castanhão, para que a pesca esportiva continue se perpetuando no local. 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS