Água mais quente no Pacífico afeta cor dos corais

Segundo cientistas fenômeno é resultado da acidificação dos oceanos

Por Fish TV - 06/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Os recifes de corais do Pacífico Norte estão sofrendo alterações em sua coloração por conta de um fenômeno meteorológico similar ao El Niño, que aumenta a temperatura dos oceanos e provoca o embranquecimento dos corais.

A situação mais crítica acontece nas Ilhas Marshall, onde o fenômeno observado desde setembro é o pior já registrado, de acordo com Karl Fellenius, oceanógrafo da Universidade do Havaí.

Grande Barreira de Corais na Austrália também já sofreu com fenômeno semelhante. (Imagem: Australian Institute of Marine Science/AP)


Os novos recordes de estresse térmico na parte setentrional do Pacífico é um fenômeno natural que ocorre nos lugares em que a água circula pouco, em períodos de marés de pouca amplitude, fortes calores e à pouca profundidade. Porém a magnitude do fenômeno estudado só pode ser explicado pelas emissões de gases de efeito estufa, que provocam o aumento da temperatura nos oceanos.

A temperatura das águas mais superficiais é de 0,5 a 1 grau superior ao normal registrado há vários meses.. Diferença suficiente para afetar os frágeis corais.


Fonte: AFP
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS