Acidificação dos oceanos causou a maior extinção em massa na Terra

Descoberta preocupa já que as emissões de carbono estão provocando novamente alterações nos oceanos

Por Fish TV - 10/04/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Cientistas afirmaram na última quinta-feira (09) que a acidificação dos oceanos foi uma das principais causas da maior extinção em massa na Terra, ocorrida há cerca de 250 milhões de anos.  Segundo o estudo publicado na revista Science, as mudanças nas águas foram provocadas por uma intensificação da atividade vulcânica, reduzindo em mais de 90% a vida nos oceanos e cerca de dois terços da vida terrestre. 

(Imagem: Reprodução)


Para entender melhor, os oceanos absorvem grandes quantidades de dióxido de carbono a partir das erupções vulcânicas, deixando a água mais ácida e menos adequada para as formas de vida mais frágeis. Segundo a pesquisa, há 250 milhões de anos o oceano absorveu uma quantidade de carbono semelhante à de hoje, porém persistiu ao longo de 10 mil anos. O estudo é baseado em analises realizadas em rochas escavadas nos Emirados Árabes Unidos. 

Já havia suspeitas de que a acidificação dos oceanos teria ocorrido durante maior extinção em massa de todos os tempos. A descoberta preocupa os pesquisadores, considerando que atualmente já está acontecendo um aumento na acidez dos oceanos, resultado de emissões humanas de carbono.


Fonte: AFP
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS