ABAPE elabora petição e denuncia pesca predatória no extremo sul da Bahia

Associação Baiana de Pesca Esportiva recolhe assinaturas para coibir pesca predatória em regiões estuárias do sul do estado

Por Fish TV - 01/12/2015 em Notícias / Meio Ambiente


A Associação Baiana de Pesca Esportiva (Abape) é uma das mais novas entidades de pesca esportiva do Brasil. Mas nem por isso, menos engajada. Segundo informações do Portal Pesca Amadora, a entidade está recolhendo assinaturas para uma petição pública, onde será denunciado ao Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Pecuária e Agricultura, IBAMA, dentro outros órgãos governamentais, a prática de pesca predatória no extremo sul da Bahia, nas regiões estuarias, ambiente de transição entre o rio e o mar.
De acordo com a denúncia, "presencia-se diariamente, pescadores vindo do Espírito Santo e Minas Gerais, saindo dos pontos de pesca dos municípios baianos de Alcobaça, Nova Viçosa, Caravelas e Mucuri, com as embarcações abarrotadas de robalos peva/flecha, pescada amarela, mero e outras espécies, em sua maioria, capturados em tamanhos fora da medida mínima para abate, em total desconformidade com leis federais e instruções normativas do Ministério Público Ambiental e ministério do Meio Ambiente".

"Desnecessário enfatizar os enormes reflexos negativos que a conduta desses pescadores causa ao turismo de pesca da região", ressalta o presidente da Abape, Luiz Mendes Filho. Ele afirma que o problema se agravará com o desastre ambiental no rio Doce, pois é impraticável a pesca artesanal naquele local, bem como em toda região estuarina capixaba atingida. 

A Abape pede com urgência providência dos entes públicos, principalmente com ações fiscalizatórias, com abordagens nos postos fiscais, sanitários, policiais e também nos pontos de pesca.

Fonte: Portal Pesca Amadora.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS