12 de novembro Dia do Pantanal

Maior planície alagada do mundo é considerada patrimônio da humanidade

Por Fish TV - 12/11/2014 em Notícias / Meio Ambiente

O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta e berço de rica biodiversidade. Possui uma área aproximada de 624.320 km², nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e estende-se ainda pela Bolívia e o Paraguai. Pela importância ambiental, foi decretado Patrimônio Nacional pela Constituição de 1998, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera pelas Nações Unidas em 2000.

No bioma já foram registradas pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Desse total, 3.500 são espécies de plantas, 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos. As cheias anuais atingem cerca de 80% do Pantanal e o ciclo das águas traz o equilíbrio ambiental, proporcionando a renovação da fauna e da flora.

Para a conservação do bioma, é importante levar em conta a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai e a relação com a planície inundável do planalto. Tudo está interligado. A água que nasce nas partes altas corre para baixo, para a planície. Este ciclo das águas é o responsável pela rica biodiversidade do Pantanal.
De acordo com dados, o Pantanal brasileiro gera cerca de US$ 112 bilhões por ano em serviços ambientais, mantendo-se conservado. O valor representa 5% do PIB nacional.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS