Unesp cria Instituto de Estudos Avançados do Mar

Recursos pesqueiros fazem parte das áreas de pesquisa que serão desenvolvidas na nova estrutura

Por Fish TV - 06/07/2016 em Notícias / Geral

Com o objetivo de explorar os potenciais científicos do litoral paulista para o uso sustentável dos recursos, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) criou o Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEAMar), composto por três unidades: duas em São Vicente, no litoral, e uma em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A iniciativa reúne 117 pesquisadores da Unesp, profissionais de outras instituições e de empresas com atuação em áreas relacionadas aos recursos marinhos. "Queremos que o Instituto se consolide como um centro de excelência voltado aos pilares de ensino, pesquisa e extensão", ressalta Peter Christian Hackspacher, coordenador do IEAMar.

As pesquisas desenvolvidas na nova estrutura serão divididas em cinco áreas: geologia marinha; oceanografia; gestão de recursos naturais; meio ambiente e recursos pesqueiros. As atividades feitas até agora incluem o treinamento de professores e funcionários técnico-administrativos da Unesp para utilização dos 160 equipamentos multiusuários disponíveis para a comunidade científica e para a iniciativa privada parceira. 

Foto: Wikimedia Commons


Além da infraestrutura para pesquisas, o IEAMar deve contar com um programa de pós-graduação em estudos avançados do mar. O objetivo é contribuir para a formação de pesquisadores, para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços relacionados ao litoral paulista e à águas internacionais. 

Também deverá ser oferecido mestrado profissional em gestão marítima, fluvial e portuária. Para mais informações acesse: www.ieamar.unesp.br

Fonte: Agência FAPESP
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS